Telescópio deixa anéis de Júpiter e crateras da Lua nítidos na Praça da Ciência
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Telescópio newtoniano aumenta a capacidade de visualização do objeto estudado em até 62 vezes
Que tal aproveitar um tempinho à noite para observar o planeta Júpiter com suas faixas laterais ou as grandes crateras da Lua? Para quem gosta de se divertir e não dispensa conhecimento nem mesmo nas férias, deve seguir a proposta do Planetário de Vitória, que vai levar para a Praça da Ciência o telescópio newtoniano.
Mas atenção, porque a atração só acontecerá nesta quarta-feira (22), das 19 às 21 horas. A entrada e a participação são gratuitas e não é necessário agendamento prévio.
O telescópio newtoniano, diferentemente do telescópio (que utiliza apenas lentes de aumento para aproximar as imagens), usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem refletida pelo espelho é captada por uma lente objetiva, que é responsável pelo foco. Isso confere ao equipamento uma capacidade de aumento de visualização de até 62 vezes o objeto estudado. O telescópio newtoniano possui um dos designs mais simples e baratos e é bem popular entre amadores e projetos feitos em casa.
Esse equipamento permite uma boa observação de astros como a Lua, planetas visíveis e as estrelas (mas antes é necessário consultar as condições do tempo).