Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental oferece as bases para a educação do indivíduo, sendo uma fase essencial na formação educacional. Os alunos da rede municipal de Ensino Fundamental em Vitória contam com projetos de aprendizado que vão além da sala de aula, como os Jogos Escolares e a Iniciação Escolar ao Turismo. É possível que pais e responsáveis consultem on-line o boletim do aluno e o calendário escolar.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental

Nome da unidade Endereço Telefones
EMEF ADAO BENEZATH RUA PROFESSORA CLARA LIMA, 63
ANTÔNIO HONÓRIO
3317-9955
99745-9263
EMEF ADEVALNI SYSESMUNDO FERREIRA DE AZEVEDO RUA VICTORINO CARDOSO, 140
JARDIM CAMBURI
3337-3215
98177-0980
EMEF ADILSON DA SILVA CASTRO RUA JOÃO VIEIRA, 50
MONTE BELO
3222-0325
99813-7021
EMEF ALBERTO DE ALMEIDA RODOVIA SERAFIM DERENZI, 60
SANTO ANTÔNIO
3222-1731
99806-3830
EMEF ALVARO DE CASTRO MATTOS RUA EUGENÍLIO RAMOS, 781
JARDIM DA PENHA
3227-6807
99807-2335
EMEF ALVIMAR SILVA RUA MIGUEL PESSOA, 10
MÁRIO CYPRESTE
3223-1804
99744-3118
EMEF AMILTON MONTEIRO DA SILVA RUA ELVIRA ZÍLIO, 230
MÁRIO CYPRESTE
3332-5935
99793-6920
EMEF ARISTOBULO BARBOSA LEAO AVENIDA VITÓRIA, 3010
BENTO FERREIRA
3227-4050
99813-3624
EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA RUA PRESIDENTE RODRIGUES ALVES, 255
REPÚBLICA
3327-1454
99708-3754
EMEF CASTELO BRANCO AVENIDA JUREMA BARROSO, 130
ILHA DO PRÍNCIPE
3223-0072
99526-9025
EMEF CECILIANO ABEL DE ALMEIDA RUA DOUTOR ARLINDO SODRÉ, 416
ITARARÉ
3324-7950
99744-0816
EMEF CUSTODIA DIAS DE CAMPOS RUA SANTA RITA DE CÁSSIA,
DE LOURDES
3322-1262
99968-8527
EMEF EBER LOUZADA ZIPPINOTTI NATALINA DAHER CARNEIRO, 815
JARDIM DA PENHA
3235-1082
99607-1896
EMEF EJA PROF ADMARDO SERAFIM DE OLIVEIRA RUA DESEMBARGADOR ERNESTO DA SILVA GUIMARÃES, 45
GURIGICA
3315-8606
99918-9135
EMEF ELIANE RODRIGUES DOS SANTOS RUA FELICIDADE CORREIA DOS SANTOS, 620
ILHA DAS CAIEIRAS
3322-5575
99652-9877
EMEF ELZIRA VIVACQUA DOS SANTOS RUA ITALINA PEREIRA MOTTA, 501
JARDIM CAMBURI
3337-6099
99686-3889
EMEF EXPERIMENTAL DE VITORIA - UFES AV FERNANDO FERRARI, 514
GOIABEIRAS

99652-7652
EMEF FRANCISCO LACERDA DE AGUIAR RUA GUILHERME BASSINI, 57
SÃO PEDRO
3322-2974
99790-7597
EMEF HELOISA ABREU JUDICE DE MATTOS RUA MANOEL FERREIRA CONSTANTINO, 400
BELA VISTA
3322-3663
99815-8251
EMEF IRMA JACINTA SOARES DE SOUZA LIMA RUA MARIA DE LOURDES GARCIA, 312
ILHA DE SANTA MARIA

99725-9802
EMEF JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA AV JERONIMO VERVLOET, 880
MARIA ORTIZ
3327-1394
99965-8923
EMEF LENIR BORLOT RUA DO ACORDO, 100
SÃO PEDRO
3332-2083
99961-4172
EMEF MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES AVENIDA JERÔNIMO VERVLOET, 560
MARIA ORTIZ
3317-1773
99958-9866
EMEF MARIA JOSE COSTA MORAES RODOVIA SERAFIM DERENZI, 4600
SÃO JOSÉ
3233-1599
99957-4329
EMEF MARIA LEONOR PEREIRA DA SILVA AVENIDA DESEMBARGADOR SANTOS NEVES, 91
SANTA LÚCIA
3235-7205
99952-4705
EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES RUA CARLOS DELGADO GUERRA PINTO, 450
JARDIM CAMBURI
3347-4746
99950-0832
EMEF MARIETA ESCOBAR R JOAO BATISTA MARTINHO, 85
SANTA MARTHA
3382-6739
99945-7625
EMEF MAURO BRAGA RUA GUILHERME MEYER, 12
SANTA TEREZA
3223-0970
99789-6407
EMEF NEUSA NUNES GONCALVES RUA DO CAJU, 249
NOVA PALESTINA
3233-1966
99802-5359
EMEF OCTACILIO LOMBA RUA ADOLPHO CASSOLI, 198
MARUÍPE
3315-2094
99748-2648
EMEF ORLANDINA D´ALMEIDA LUCAS RUA LUIZ GOMES TAVARES, 95
SÃO CRISTÓVÃO
3324-8330
99753-5579
EMEF OTTO EWALD JUNIOR RUA DANIEL ABREU MACHADO, 546
ITARARÉ
3227-4269
99753-8748
EMEF PADRE ANCHIETA AVENIDA JOÃO SANTOS FILHO, 295
ILHA DE SANTA MARIA
3223-3999
99753-8860
EMEF PADRE GUIDO CEOTTO RUA ITALINA PEREIRA MOTTA, 615
JARDIM CAMBURI
3132-8192
99720-2947
EMEF PAULO ROBERTO VIEIRA GOMES BECO AGENOR CAETANO, 11
SÃO BENEDITO
3315-4853
99760-6438
EMEF PREZIDEU AMORIM RUA DOUTOR ALUÍSIO DE MENEZES, 220
BONFIM
3322-1878
99528-0892
EMEF PROF JOAO BANDEIRA RUA DOUTOR AMÉRICO OLIVEIRA, 421
CONSOLAÇÃO
3227-9932
99918-6436
EMEF PROF MARIA STELLA DE NOVAES RUA OITO DE JULHO, 302
GRANDE VITÓRIA
3322-2964
99891-3294
EMEF PROF VERCENILIO DA SILVA PASCOAL RUA JOSE MARTINS DELAZARI, 200
JOANA D´ARC
3317-5947
99901-3472
EMEF PROFESSORA REGINA MARIA SILVA RODOVIA SERAFIM DERENZI,
INHANGUETÁ
3223-1538
99882-9938
EMEF RITA DE CASSIA OLIVEIRA RUA SÃO SEBASTIÃO,
RESISTÊNCIA
3215-2936
99899-9372
EMEF RONALDO SOARES RUA AMÉRICA DO SUL, 2
RESISTÊNCIA
3345-9112
99893-7025
EMEF SAO VICENTE DE PAULO PRAÇA IRMÃ JOSEFA HOSANAH,
CENTRO
3223-4271
99699-7623
EMEF SUZETE CUENDET RUA OTTO RAMOS, 69
MARUÍPE
3223-9888
99887-4171
EMEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES RUA CENTRAL, 285
SÃO JOSÉ
3233-1162
99704-9486
EMEF TI ANACLETA SCHNEIDER LUCAS RUA CORONEL ALZIRO VIANNA,
FONTE GRANDE
3222-0183
99706-4783
EMEF TI EDNA DE MATTOS SIQUEIRA GAUDIO RUA AFONSO SARLO, 260
BENTO FERREIRA
3325-2980
99697-2335
EMEF TI IZAURA MARQUES DA SILVA AVENIDA LEITÃO DA SILVA, 4165
ANDORINHAS
3325-5039
99625-5135
EMEF TI JOSE AUREO MONJARDIM LADEIRA MODESTO DE SÁ CAVALCANTE, 163
FRADINHOS
3223-3944
99626-3562
EMEF TI JOSE LEMOS DE MIRANDA RODOVIA SERAFIM DERENZI, 3286
COMDUSA
3322-3064
99249-0225
EMEF TI MOACYR AVIDOS AVENIDA JUREMA BARROSO, 58
ILHA DO PRÍNCIPE
3223-0838
99799-1487
EMEF TI PAULO REGLUS NEVES FREIRE RUA AIRES VIEIRA DO NASCIMENTO, 85
INHANGUETÁ

99766-4359
EMEF TI PROFESSORA EUNICE PEREIRA SILVEIRA AVENIDA CORONEL JOSÉ MARTINS DE FIGUEIREDO, 45
TABUAZEIRO
3314-0726
99933-4234
EMEF ZILDA ANDRADE AVENIDA PROFESSOR HERMÍNIO BLACKMAN, 778
DA PENHA
3227-7139
99702-8791
54 ocorrência(s)

Fonte: Secretaria de Educação de Vitória

Última atualização pela SEME em 08/07/2024, às 17h39

Alunos fazem estudos e visitas para conhecer Vitória

Samira Gasparini
Projeto Reconhecendo Lugares

O olhar e os conhecimentos que os alunos da rede municipal de ensino têm de Vitória não se resumem apenas à sala de aula. Na capital, estudantes têm a oportunidade de conhecer, na prática, a história, a cultura e os pontos turísticos da cidade.

Essa "lição" é dada através do projeto Iniciação Escolar para o Turismo, desenvolvido para alunos dos 4º e 5º anos de 26 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs).

Nele, as crianças realizam estudos do bairro onde a Emef está localizada, do bairro vizinho e do município e visitas monitoradas a alguns pontos turísticos e culturais de Vitória.

Assim, os profissionais que atuam no projeto buscam fazer com que as crianças sintam ainda mais orgulho por morar na capital, além de fazê-las entender a importância de conhecer a cultura local.

Iniciação

O Projeto de Iniciação Escolar para o Turismo tem como objetivo a sensibilização dos professores para que eles desenvolvam o tema turismo dentro da sala de aula.

Dessa forma, a atividade turística é reconhecida pelos estudantes como sendo um importante fator na geração de emprego, renda e postos de trabalho.

Além disso, o projeto visa despertar nos alunos da rede de ensino municipal o desejo de conhecer, ainda mais, a capital, a história e cultura, valorizando-a e elevando sua autoestima como morador capixaba.

Também são realizadas palestras de sensibilização para professores e alunos, apresentações teatrais, aulas-passeio de escuna e visitas técnicas aos monumentos do centro histórico de Vitória.

Última atualização pela SEME em 21/03/2014, às 15h56

Calendário escolar

O início e o término das aulas, bem como os períodos de férias, são definidos pela Secretaria de Educação, mas cada unidade tem autonomia para definir datas para formação e conselho de classe.

Última atualização pela SEME em 08/03/2024, às 11h48

Dicas para criar e gerenciar um grêmio estudantil

Elizabeth Nader
Projeto Papo Reto

Confira as orientações para a criação e gestão de grêmios estudantis, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Como criar um grêmio

  1. O grupo interessado em formar o grêmio comunica à direção escolar, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Esse grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela assembleia geral.
  2. A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral. Nessa reunião, são decididos o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o estatuto do grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da comissão eleitoral. A assembleia geral precisa ser registrada em ata.
  3. Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no grêmio estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
  4. A Comissão Eleitoral organiza a eleição, com voto secreto. A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma ata de eleição para divulgar os resultados.
  5. A Comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da ata de eleição e do estatuto para a direção escolar e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio.

Dicas para uma boa gestão

  • Saber negociar com a direção da escola, demonstrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar;
  • Investir na comunicação do grêmio: divulgar sempre e de diversas formas as ações do grêmio;
  • Ouvir as sugestões dos alunos;
  • Promover ações integradas com a comunidade;
  • Promover uma gestão transparente, com prestações de contas periódicas do grêmio e incentivo à participação dos alunos nas decisões sobre como gastar recursos;
  • Elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para realizá-las, no entanto, deverá contar com autorização do Conselho de Escola;
  • A direção da escola pode discutir parcerias e projetos com o grêmio, mas suas atuações e prioridades serão definidas pelos estudantes.

Última atualização pela SEME em 19/03/2019, às 18h09

Escolas têm Conselhos de Representantes de Turma

Leane Barros
Encerramento Programa Educação Ambiental_ EMEF José Áureo Monjardim

O representante de turma é o principal elo entre a turma e a equipe pedagógica da escola. Ele é responsável pelo diálogo com a sua turma, coletando informações e sugestões, possibilitando a participação de todos nos assuntos de interesse coletivo.

É escolhido por eleição direta, na qual os alunos interessados se candidatam. Os demais colegas de classe votam naquele que melhor possa representar a turma. O representante será o que obtiver maior número de votos.

O papel do representante de turma é estimular a interação entre todos os alunos da turma e gerar a integração com representantes de outras turmas e dos outros turnos. Além disso, participa das formações realizadas pela equipe de mobilização estudantil, das reuniões de representantes de turma e colabora com a construção do regimento interno da escola.

O perfil do representante não está atrelado ao "bom comportamento" ou "boas notas". É importante que o estudante esteja disposto a desenvolver habilidades como falar em público, ter boa escuta e pensar no coletivo.

Cada unidade tem o Conselho de Representantes de Turma, é um espaço de deliberação que reúne alunos que representam suas turmas e a equipe pedagógica da escola. O Conselho de Representantes de Turma é constituído pelos representantes de classes, eleitos anualmente pelos alunos de cada classe.

Última atualização pela SEME em 22/07/2014, às 14h27

Grêmio fortalece participação de alunos na gestão escolar

Samira Gasparini
Mobilização estudantil dos alunos da rede municipal de educação

Entidade representativa dos alunos, o grêmio é um espaço de debate e fortalecimento de ações dos alunos nos ambientes escolar e comunitário. É um espaço de aprendizado, cidadania e responsabilidade.

O grêmio estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes a serviço da ampliação da democracia na escola. Por meio das suas funções de representação e organização dos alunos, contribui para a efetivação de uma educação emancipatória e transformadora.

A Lei Federal 7.398/1985 assegura a existência, nos ensino fundamental e médio, de grêmios estudantis e os define como "entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais".

A Prefeitura de Vitória assumiu o desafio de articular também a criação de órgãos de representação estudantil nos Centros de Educação Infantil.

Embasamento legal

  • Lei Federal 7.398/1985: dispõe sobre a organização de entidades estudantis nos ensinos fundamental e médio e assegura aos estudantes o direito de se organizar em Grêmios.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: o Artigo 53, Inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.

Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h14

Índice do Ministério da Educação dá nota para escolas municipais

Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória

A cada dois anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulga uma avaliação nacional das escolas de ensino fundamental, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O indicador é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos nas avaliações do Inep - a Prova Brasil, no caso das escolas municipais, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no caso das escolas estaduais.

Quanto maior for a nota da escola no Ideb e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação.

Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h16

Jogos Escolares de Vitória reúnem alunos em diversas modalidades

Foto Divulgação SEME
Desporto Escolar - Jogo de Futebol de Salão

Os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são organizados anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Trata-se de uma competição que abrange alunos do ensino fundamental.

Há disputas de modalidades de quadra, como futsal, handebol, basquetebol e voleibol, e modalidades individuais, como atletismo e xadrez. Os jogos são uma oportunidade para que crianças e adolescentes exercitem a autonomia, a cooperação e a responsabilidade.

Com esse formato, os jogos tornam constante a proximidade dos estudantes com essas experiências. Valorizam, ao mesmo tempo, o trabalho dos educadores que atuam nessas áreas e a participação dos alunos nas aulas de educação física.

Última atualização pela SEME em 08/07/2024, às 16h20

Material didático na rede de ensino - controle para evitar desperdício

Foto Divulgação / Seme
Livros didáticos

A Prefeitura de Vitória exerce um controle minucioso sobre o material didático, pois é preciso garantir o abastecimento das escolas sem desperdiçar produtos. Todos os anos, no segundo semestre, abre-se processo licitatório para a compra de objetos, como lápis, borracha, caderno, apontador, caneta, cola, corretor, giz de cera, papel A4, papel de seda, régua e tesoura, que dão suporte às atividades de ensino no período seguinte.

Na Secretaria Municipal de Educação (Seme), o setor responsável pelo abastecimento escolar é o almoxarifado, que faz parte da Gerência Administrativa. As unidades de ensino lhe solicitam materiais a cada três meses. No começo do período letivo, a equipe do setor remete às escolas um cronograma, que informa os dias prováveis em que ocorrerão as entregas no decorrer do ano.

Os estabelecimentos de ensino possuem uma quantidade máxima de materiais, que pode ser recebida no período letivo. Existem cotas para cada produto, que foram definidas pelos profissionais do almoxarifado após estudarem a demanda das unidades com o passar do tempo. Nas análises de consumo feitas anualmente pela equipe, se for constatada a necessidade, as cotas podem ser revistas.

A equipe também acompanha de perto o aproveitamento das mercadorias. Um representante visita as unidades e verifica se tudo que é requisitado está sendo consumido. Além disso, ele orienta diretores e coordenadores sobre a melhor forma de estocagem, destacando, por exemplo, que os produtos mais velhos devem ser usados primeiro.

Última atualização pela SEME em 17/07/2024, às 20h02

Pais e responsáveis podem ver notas, faltas e agenda do filho no Boletim Escolar

Yuri Barichivich
Boletim Escolar Online

As notas e a frequência escolar dos estudantes da rede pública de Vitória estão no Boletim Online, um serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o objetivo de ampliar a participação de pais e responsáveis na vida escolar dos alunos.

Também estão disponíveis o calendário da escola e a grade de horários do aluno. As informações são atualizadas a cada trimestre. Vitória é a primeira cidade do Estado a implantar o sistema em sua rede de ensino.

Com o serviço, famílias de 32 mil estudantes do 1º ao 9º ano da rede de ensino da capital podem acompanhar de perto o desempenho escolar de seus filhos, verificar se estão na média e analisar se melhoraram ou pioraram, além de saber quantas vezes eles faltaram às aulas.

Para acessar o Boletim Online, é preciso preencher um pequeno formulário com o CPF do responsável, senha e campo verificador. Quem não tem acesso a um computador pode consultar os boletins nos laboratórios de informática das próprias escolas.

Última atualização pela SEME em 22/08/2023, às 13h54

Programa Escola Aberta promove cursos de final de semana

Marcos Salles
Escola Aberta Tancredo de Almeida Neves

O Programa Escola Aberta é uma iniciativa federal, mantida com a parceria de Estados e Prefeituras. São oferecidas diversas atividades nas escolas de ensino fundamental, nos finais de semana.

O objetivo é contribuir para a inclusão social, a cidadania, a melhoria da qualidade educacional, a integração entre escola e comunidade e a construção de uma cultura de paz. Em Vitória, as escolas que fazem parte do programa abrem durante seis horas aos sábados.

Nesse período, ocorrem oficinas que envolvem atividades educativas complementares, de geração de renda, cultura/arte e também esporte/lazer. Não é preciso fazer inscrição, basta comparecer à unidade escolar e participar (contudo, é preciso observar os horários de funcionamento, que são definidos pelas unidades).

As oficinas são acompanhadas por um representante da comunidade (que assume a coordenação local), e desenvolvidas por oficineiros que, em sua maioria, são talentos da própria região. Essas equipes organizam as atividades observando os interesses e as necessidades dos moradores, articulando-as com o currículo da Educação Integral desenvolvido na escola.

Lista das escolas

Não há nenhum dado nesta tabela.

Fonte: Secretaria de Educação

Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 17h59

Projeto Educação Integral

Foto Seme
Alunos do Tempo Integral
Foto Seme
Alunos do Tempo Integral

Educação Integral é um projeto de governo voltado para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sua proposta pedagógica visa à permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, resgatando sua autoestima e intensificando o processo ensino-aprendizagem.

Na Educação Infantil, as crianças de seis meses a três anos frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em horário parcial e/ou integral, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Decreto 15071/2011. Já as crianças que tem de quatro a seis anos, no horário estendido nos Núcleos Brincarte, transportadas por ônibus contratados pela Prefeitura de Vitória. Nesses espaços são desenvolvidas atividades pedagógicas envolvendo linguagens específicas para cada idade.

No Ensino Fundamental, os alunos assistem às aulas no horário regular e, no contraturno, frequentam outros espaços de socialização da cidade, como parques, museus, teatros, clubes e escolas da ciência. Nesses ambientes são oferecidas atividades educativas extracurriculares, com oferta de esporte, lazer, cultura, música, artes cênicas, dança e conhecimentos gerais.

O projeto Educação Integral é resultado de uma articulação de secretarias municipais da área de políticas sociais, em parceria com outras instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

Pela Prefeitura, estão envolvidas as secretarias municipais de Educação, Esportes, Saúde, Assistência Social, Cultura, Cidadania, Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Trabalho e Geração de Renda, Segurança Urbana e Meio Ambiente. Há interface também com o Terra Mais Igual e a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória - CDTIV.

Veja a lista de escolas onde acontece o projeto Educação Integral

Não há nenhum dado nesta tabela.

Fonte: Secretaria de Educação de Vitória - SEME

Última atualização pela SEME em 09/07/2024, às 15h13

Saiba como funciona a matrícula no ensino fundamental de Vitória

Carlos Antolini
Chamada Escolar

O ingresso no ensino fundamental de Vitória é feito por meio da Chamada Pública Escolar e da Matrícula Nova. Conheça as diferenças:

Chamada Pública Escolar ou Dia C

Na Chamada Pública Escolar, são convocadas e cadastradas crianças com idades a partir de 6 anos (nascidos até 31 de março de 2008 para matrícula em 2014) que não frequentam o ensino fundamental.

A convocação é feita com o auxílio dos meios de comunicação, dos estabelecimentos de ensino e das associações de moradores. A Chamada Pública Escolar geralmente acontece em novembro.

O cadastro no Dia C garante a vaga no período letivo seguinte. Ele não pode ser feito por quem já está matriculado na rede pública. Para a inscrição, os pais ou responsáveis devem se dirigir ao posto em um dos dias estabelecidos, preencher uma ficha e apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou outro documento que comprove a identificação do aluno;
  • Comprovante de escolaridade, que pode ser o histórico escolar ou uma declaração;
  • Comprovante de residência original (IPTU; ou contrato de aluguel; ou talão de água, de luz ou de telefone).

Em seguida, é preciso voltar ao posto onde foi realizado o cadastro a fim de confirmar a escola onde será feita a matrícula e obter a ficha de encaminhamento. O período para esse retorno é informado à população por meios diversos. Deve-se procurar a unidade de ensino levando os seguintes documentos:

  • Ficha de confirmação da vaga;
  • Certidão de Nascimento;
  • Histórico Escolar ou outro comprovante equivalente;
  • Comprovante de residência original (IPTU; ou contrato de aluguel; ou talão de água, de luz ou de telefone).

A Chamada Pública Escolar é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pelas secretarias de educação das cidades integrantes da Região Metropolitana da Grande Vitória. O objetivo é unificar o processo de matrícula nas redes municipais e estaduais na região metropolitana, garantindo aos moradores vagas em escolas próximas e impedindo a duplicidade de matrícula.

Matrícula nova

A matrícula nova é destinada a quem vai ingressar nas escolas fundamentais pertencentes ao sistema municipal de ensino. É a situação, por exemplo, das crianças que vão iniciar a primeira série ou dos estudantes de unidades particulares que procuram vagas em escolas públicas.

Normalmente, na primeira semana do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) divulga, numa portaria publicada em um dos jornais de grande circulação no estado e também no portal da Prefeitura de Vitória na internet, os dias de matrícula e o número de vagas disponível em cada unidade.

As matrículas novas são realizadas por ordem de chegada dos pais ou responsáveis. A prioridade é dada aos moradores de bairros vizinhos às escolas. Os pais das crianças que se enquadram na Chamada Pública Escolar mas que não foram inscritas, também podem comparecer aos estabelecimentos de ensino no período da Matrícula Nova. Contudo a vaga não é garantida.

Documentos para a matrícula
  • Certidão de Nascimento;
  • Histórico escolar ou outro comprovante de escolaridade equivalente;
  • Comprovante de residência (IPTU); ou contrato de aluguel; ou talão de água, de luz ou de telefone).

Última atualização pela SEME em 19/07/2016, às 15h43

Serviço bibliotecário é referência no país

Elizabeth Nader
Emef experimental da Ufes

A missão da biblioteca escolar é apoiar o processo de aprendizagem dos alunos e fornecer instrumentos de pesquisa aos demais membros da comunidade escolar. O intuito é permitir que os estudantes aprofundem as informações recebidas em sala de aula e que os professores, os coordenadores e os diretores tenham condições de realizar um trabalho de qualidade. Aos demais funcionários da escola, a biblioteca é um chamado à leitura, e, consequentemente, um espaço de ampliação do conhecimento.

A capital é referência no país em serviços bibliotecários no âmbito escolar. Em cada unidade de ensino fundamental, há um bibliotecário que recebe os estudantes e lhes apresenta o ambiente: ele mostra as fontes de informação e ensina a maneira correta de utilizá-las. Além disso, a composição do acervo considera as indicações feitas pelos alunos, o que significa respeitar suas preferências.

Biblioteca integra grade curricular

A função da biblioteca não é preencher horários vagos, pois ela faz parte da grade curricular. Por isso, nas escolas da rede municipal, trabalhando em conjunto, professores, coordenadores e bibliotecários organizam o horário letivo prevendo os momentos de visita ao acervo.

O bibliotecário escolhe o método que julga mais adequado a fim de auxiliar os alunos a fixarem os conteúdos. Por exemplo, após uma aula sobre o ciclo da água, as crianças podem participar de uma contação de história na biblioteca ou encenar uma peça teatral. Essas atividades tornam o aprendizado divertido e contribuem para despertar o gosto pela leitura.

A biblioteca escolar é também o espaço adequado à construção de novos conhecimentos. Por isso, em algumas escolas do sistema municipal de ensino, os bibliotecários ensinam aos estudantes regras mínimas de formatação previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), habituando-os à linguagem científica.

A biblioteca cria possibilidades para a existência de uma comunidade escolar crítica e efetiva usuária de informação. Alunos, professores e funcionários da escola estão autorizados a fazer empréstimos, devendo apenas respeitar o prazo de devolução, que varia conforme o estabelecimento de ensino. Não é preciso fazer cadastro.

Semanas temáticas

A Coordenação de Biblioteca Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme) acompanha o trabalho desenvolvido pelos bibliotecários nas unidades. Eles são estimulados, por exemplo, a comemorar a Semana de Monteiro Lobato e a Semana Nacional do Livro nos meses de abril e outubro, respectivamente. Nessas ocasiões, são realizadas diversas atividades, como oficinas, produção de textos, contação de histórias, apresentação de documentários e representação teatral.

Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h06

Uniforme gratuito para alunos da rede municipal de ensino

Marcos Salles
Muitas crianças na quadra com braços erguidos

Além de ajudar na identificação, o uniforme escolar contribui para uma economia no gasto com roupas, pois crianças e adolescentes não precisam vestir frequentemente os trajes que utilizam nos momentos de lazer. Ele também impede que o aluno exiba uma roupa mais cara do que o colega, situação indesejável em um ambiente educativo.

A Lei Municipal 4.807/1998 diz que o Poder Executivo deve conceder vestimenta padrão aos alunos cujos pais têm renda inferior a três salários mínimos. Contudo, desde 2007, a Prefeitura passou a entregar um kit a cada estudante matriculado na rede de ensino. A Gerência Administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Seme) é responsável pela compra dos kits, que são compostos da seguinte forma:

Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)

Kit feminino
  • 1 casaco de helanca;
  • 1 camisa tradicional (com manga);
  • 1 camisa de educação física (sem manga);
  • 1 bermuda de helanca;
  • 1 saia-short de helanca.
Kit masculino
  • 1 casaco de helanca;
  • 1 camisa tradicional (com manga);
  • 1 camisa de educação física (sem manga);
  • 2 bermudas de tactel.

Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)

Kit feminino
  • 1 camisa tradicional (com manga);
  • 1 camisa de educação física (sem manga);
  • 1 bermuda de helanca;
  • 1 bermuda corsário de tactel.
Kit masculino
  • 1 camisa tradicional (com manga);
  • 1 camisa de educação física (sem manga);
  • 2 bermudas de tactel.
Kit noturno
  • 1 camisa tradicional (com manga);
  • 1 camisa de educação física (sem manga).

Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h00

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