Sistema avalia competências e assiduidade dos servidores municipais

Carlos Antolini
Formulário de Avaliação especial de desempenho para servidores em estágio probatório

A Prefeitura de Vitória possui um Sistema de Avaliação Especial de Desempenho, formado por uma Avaliação Periódica de Desempenho e a Evolução da Qualificação, iniciativas inovadoras dentro da administração municipal.

Implantado pela então Secretaria Municipal de Administração (Semad), atuamente Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (SEGES),  em 2010, a avaliação é realizada anualmente como forma de avaliar as competências e a assiduidade dos servidores públicos municipais.

A partir do resultado, a administração municipal pode planejar ações que promovam a capacitação e qualificação dos colaboradores, com o objetivo de melhorar os serviços prestados. A avaliação também estabelece os critérios para a evolução profissional, possibilitando a progressão por merecimento e desempenho.

A progressão profissional permite o remanejamento do servidor público dentro do quadro geral. O enquadramento é feito conforme estabelecido nos planos de cargos, carreiras e vencimentos das categorias e significa progressão na carreira e avanço na tabela salarial - 3% no caso de progressão horizontal e 15,84% no caso de progressão vertical.

A Avaliação Periódica de Desempenho abrange todos os servidores efetivos e estáveis ou celetistas ativos, desde que tenham, no mínimo, 120 dias de exercício efetivo no município de Vitória, ou em outros órgãos da administração indireta municipal, em cada período avaliativo.

Saiba mais

Tire suas dúvidas acessando as cartilhas com o passo a passo para cada etapa do processo da avaliação de desempenho:

Última atualização pela SOL em 25/10/2024, às 16h07

Voltar ao topo da página