Vítimas da violência

Conheça aqui a assistência prestada às vítimas de violência e violação de direitos. Confira os locais de atendimento e as formas de denunciar.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferta os serviços de proteção social especial de média complexidade voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Os serviços oferecidos visam a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo o abrigamento e o asilamento.

Onde ficam

Nome Endereço Horário Telefone
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Bento Ferreira Av Carlos Moreira Lima, 451
Bento Ferreira
8h às 17h 3132-1719
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Centro Rua Aristides Freire, 36
Centro
8h às 17h 3132-8065
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Maruípe Rua Dom Pedro I, 43
Maruípe
8h às 17h 3233-3420
3 ocorrência(s)

Fonte: SEMAS

Nos espaços, são atendidas famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos, como idosos vítimas de violência, crianças vítimas de abuso e/ou exploração sexual, adolescentes em conflito com a lei, pessoas em situação de rua, exploração do trabalho infantil, entre outros.

Acolhimento, atendimento psicossocial, oficinas de resignificação da experiência de vida, encontros de famílias e encaminhamento à rede de saúde e socioassistencial são algumas das ações da Proteção Social Especial da Média Complexidade desenvolvidas pelos Creas.

Serviços oferecidos

 

Encaminhamento

Os encaminhamentos para os Creas podem ser feitos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória, Juizado da Infância e Juventude de Vitória, Conselhos Tutelares, escolas municipais e unidades de saúde de Vitória.

Última atualização pela SEMAS em 13/06/2024, às 17h07

Casa Rosa

Leonardo Silveira
Casa Rosa - Fachada

Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência - Casa Rosa

Atende pessoas nos diversos ciclos de vida e suas famílias residentes no município de Vitória, em situação de violência interpessoal, com ênfase nas violências doméstica/ intra-familiar: violência sexual, física, psicológica, negligências crônicas, dentre outras.

Recebe pessoas encaminhadas pelos diversos serviços da rede de saúde, da assistência social, cidadania e direitos humanos, escolas, delegacias e outros equipamentos, além de demanda espontânea. O agendamento acontece por meio do telefone ou e-mail.

Atua com equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, assistente social , terapeuta ocupacional e psicólogo oferecendo atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamentos multidisciplinares direcionadas ao cuidado em saúde e proteção com vistas à ressignificação, superação e reconstrução e fortalecimento de vínculos às pessoas em situação de violência e suas famílias.

Atua na perspectiva da promoção da saúde, prevenção das violências e assistência através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP) e demais serviços da rede de saúde da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.
Contribui no desenvolvimento de estratégias intersetoriais para o fortalecimento da rede de proteção às pessoas em situação de violências, por meio da qualificação do cuidado e garantia de direitos.

Atendimento oferecido

  • Acolhimento dos casos de demanda espontânea e dos encaminhamentos realizados pelos serviços de saúde e demais equipamentos da rede de proteção;
  • Escuta qualificada com avaliação de risco;
  • Atendimento clínico multiprofissional;
  • Atendimento psicossocial;
  • Avaliação integral das condições gerais de saúde;
  • Intervenção pela equipe multiprofissional de acordo com a avaliação realizada e necessidades identificadas em cada ciclo de vida;
  • Atendimento em grupo para crianças, adolescentes e mulheres;
  • Orientação sócio familiar;
  • Orientações e encaminhamentos para a rede de serviços de saúde e proteção;
  • Notificação dos casos à Vigilância Epidemiológica;
    Busca ativa dos casos acompanhados pelo serviço e/ou daqueles que forem encaminhados pelos demais pontos de atenção;
  • Estímulo ao convívio familiar e social;
  • Prescrição e administração de profilaxia pós-exposição sexual (PEP);
  • Realização de testes rápidos IST, HIV, Hepatites eBHCG.

Onde fica

Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefones: (27)3332-3290 e (27) 981070192
E-mail: casarosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 07 às 17 horas

Última atualização pela SEMUS em 24/04/2024, às 17h58

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAMSV

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial.

Desde 2016, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos, com issotrabalha as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida. O trabalho visa fortalecer os mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência, como também, receber informações para a garantia de seus direitos.

Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento, contudo também é oferecido o agendamento on-line.

Onde fica

Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé  - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefones: (27) 3382-5391 e 98125-0138

Última atualização pela SEMCID em 30/06/2023, às 18h06

Voltar ao topo da página