Esportes nas escolas promovem cidadania

Carlos Antolini
Olimpíadas escolares

O Programa Esporte Escolar pretende promover a cidadania de crianças e adolescentes por meio do acesso permanente de prática esportiva, além de descobrir novos talentos. São desenvolvidas as seguintes competições reunindo estudantes de Vitória:

Olimpíadas Escolares de Vitória

Os jogos reúnem estudantes de escolas públicas e particulares de Vitória, na faixa etária de 12 a 17 anos, para a disputa de seguintes modalidades esportivas: futsal, basquete, ginástica rítmica, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. As inscrições dos alunos são feitas por cada escola que deseja participar das olimpíadas.

O evento busca ainda dar oportunidade aos alunos de acesso permanente à prática esportiva. Pretende também descobrir novos talentos e selecionar escolas e equipes para a edição estadual das Olimpíadas Escolares, seletiva para o Brasileiro.

Jogos Estudantis de Vitória (Joesvi)

Crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, estudantes de escolas, integrantes de agremiações comunitárias e participantes de projetos sociais de Vitória podem participar dos Jogos Estudantis de Vitória (Joesvi). Realizados anualmente, os jogos são disputados nas modalidades de futsal, basquete, voleibol, handebol, futebol de areia, tênis de mesa, atletismo, xadrez e ciclismo.

Kadidja Fernandes
Jogo de Xadrez

Há disputa, no feminino e no masculino, nas seguintes categorias: sub 11 anos, sub 13, sub 15 e sub 17 anos. Os campeões e vice-campeões de cada modalidade, por categoria, são premiados com medalhas e troféus.

Os jogos buscam promover a cidadania, dar oportunidade aos alunos de acesso permanente à prática esportiva e visam também descobrir novos talentos.

Xadrez Escolar e Tênis de Mesa

Alunos de 7 a 18 anos de escolas públicas de Vitória e participantes de projetos sociais da Prefeitura podem participar de campeonato de xadrez nas escolas. O objetivo é difundir e popularizar a prática do tênis de mesa e o xadrez, além de descobrir novos talentos.

Última atualização em 15/07/2014, às 15h54.

Voltar ao topo da página