Sistema de iluminação pública conta com 32 mil pontos

Yuri Barichivich
Iluminação de Natal na Orla de Camburi

Vitória possui 32 mil pontos de iluminação pública, que valorizam as áreas urbanas, monumentos e pontos turísticos, bem como os espaços de lazer.

Predominam hoje, na capital, 80% de lâmpadas de alta pressão de vapor de sódio (VSAP), que geram a cor amarela. Os 20% restantes são de lâmpadas multivapor metálico (MVM), que geram a cor branca.

A maioria das luminárias (80%) é fixada em braços ornamentais de aço galvanizado e nos postes da concessionária de distribuição de energia elétrica. Outros 20% das luminárias estão distribuídas em postes ornamentais de aço galvanizado.

Já estão sendo testadas luminárias a led, que é o sistema mais moderno de iluminação pública, com o qual a Prefeitura de Vitória espera reduzir gastos com o consumo de energia elétrica e com manutenção.

As energias eólica e solar também estão sendo testadas por meio de um sistema híbrido instalado na Praia de Camburi.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) trabalha com foco na padronização, eficientização e aplicação de moderno sistema de controle visando garantir a qualidade e a aplicação eficiente e eficaz dos recursos públicos destinados à iluminação pública.

Última atualização em 20/07/2023, às 16h58.

Voltar ao topo da página