Eventos tradicionais
As expressões da cultura capixaba estão atreladas ao artesanato, a culinária e a música. Uma série de comemorações marca as datas de festivas na capital, desde a queima de fogos na virada do ano, na praia de Camburi e na prainha de Santo Antônio, até o Festival Nacional de Teatro. Além das famosas moqueca e torta capixabas, o congo também faz parte da cultura e da identidade da capital do Espírito Santo.
Ano-novo
Em Vitória, o Réveillon é marcado pela queima de fogos e pelos shows musicais que ocorrem na praia de Camburi. À meia noite, um espetáculo de luzes coloridas cobre o céu.
Todos os anos, o show pirotécnico proporciona um espetáculo de luzes e cores que leva ao local diversos moradores de Vitória e turistas. Além dos fogos, cantores capixabas ajudam a alegrar o público até as primeiras horas do ano.
Do outro lado da cidade, a Prefeitura também realiza programação de ano-novo, com queima de fogos e shows com artistas locais na Praça Estela Vieira Coimbra, na Prainha de Santo Antônio.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h28
Aniversário do Parque Moscoso
Situado no centro da cidade e inaugurado em 1912, o Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória e aniversaria no mês de maio. Para festejar esta importante data, anualmente, são realizadas várias atrações culturais, educativas e de lazer no local, além do tradicional "Parabéns para você".
As atividades são realizadas na parte da manhã, na tradicional Concha Acústica e na extensão de todo o parque.
Onde fica
Avenida República, Centro - Ver no mapa.Telefones: (27) 3381-6819/3382-6568
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 5 às 22 horas.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 16h47
Festa do bairro Santo Antônio
Santo Antônio é o bairro mais antigo de Vitória. É uma área residencial, onde a tradição convive harmoniosamente com o atual. Descoberto pelos portugueses em 13 de junho, o local foi batizado com o nome do santo deste dia: ilha de Santo Antônio.
Para fazer jus à tradição, todo ano, no mês de junho, a comunidade celebra o padroeiro que dá nome ao bairro. São três dias de intensa festividade, em um evento aberto que na área da Prainha.
A tradicional festa religiosa conta com shows, apresentações, missas e procissões. As barraquinhas de comidas e bebidas também fazem parte da tradição e movimentam a festa. Também acontecem celebrações na Basílica, com a bênção dos pãezinhos de Santo Antônio.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h26
Festa de São Pedro
Festa de São Pedro é a mais antigo evento comunitário de Vitória. Celebrada pela primeira vez em 1929, na Praia do Suá, em fins do mês de junho.
Um dos momentos célebres da festa é a procissão marítima em homenagem a São Pedro, santo padroeiro dos pescadores. A procissão foi iniciada junto com a festa, na década de 20. No início, era terrestre, mas, com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição da procissão marítima para Vitória, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Na década de 70, começaram a participar as embarcações a motor.
O trajeto pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar e é acompanhado por músicas e fogos de artifício. A originalidade e a criatividade nas ornamentações dos barcos podem valer prêmios em dinheiro. A procissão termina com a benção dos anzóis, que é realizada em alto-mar.
Apresentações de quadrilha, casamento caipira, shows musicais também fazem parte da programação em homenagem a São Pedro.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h27
Aniversário de Vitória
Quando setembro chega, é hora de celebrar o aniversário de Vitória com a Festa da Cidade. Durante o evento, habitantes da capital e de municípios vizinhos assistem a shows musicais, espetáculos circenses, desfiles militares, números teatrais, exposições de artesanato, eventos esportivos, entre outras.
A programação, que geralmente acontece durante todo o mês, é realizada em diversos pontos da cidade, como o Parque Moscoso, a Enseada do Suá e a Praia de Camburi.
Uma das três capitais situadas em ilhas no país, Vitória foi fundada em 8 setembro de 1551. Com um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos do Brasil, a cidade se modernizou sem perder as marcas de sua história, reunindo passado, presente e futuro no mesmo cenário.
A fundação do Espírito Santo começa 35 anos depois do Brasil ter sido descoberto, em 1500. O então Rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em capitanias hereditárias, cabendo a capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho, que tomou posse em 23 de maio de 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 16h45
Natal
O Natal em Vitória é celebrado com muita música. Apresentações de coros, cantores populares e bandas instrumentais são algumas das atrações promovidas na cidade.
Os shows são abertos ao público e acontecem em diversos locais da cidade, como a Praça dos Namorados, o Parque Moscoso e a Praia de Camburi.
Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h27