Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Educação

Crianças e adultos "viajam" pelo universo no Planetário de Vitória

Elizabeth Nader

Telescópio no planetário de vitória

Ampliar

Elizabeth Nader

Sistema solar no planetário de Vitória

Ampliar

Mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Planetário de Vitória é um ambiente para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo.

A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.

Sessões

As sessões tratam de diversos assuntos e são abertas aos questionamentos do público. Abaixo, é possível conhecer as principais:

Céu de 1500 - Narra a viagem de descobrimento do Brasil, desde Portugal até a Baía de Cabrália. As projeções exibem o céu que os navegadores observavam ao longo do caminho e mostram as técnicas de orientação que eles utilizavam. A história é acompanhada por músicas e efeitos sonoros.

Nordon a Shalissa - conta a história de duas crianças - Beto e Shalissa. Uma noite, enquanto estudam astronomia, são surpreendidas pela visita de um extraterrestre (Nordon), que as convida para uma viagem através do espaço. Nordon fala da destruição de seu planeta, alertando os protagonistas sobre a importância de se preservar os recursos naturais.

Universo na Mente das Crianças - sessão voltada a crianças a partir de quatro anos. Apresenta-se o sistema solar por meio de uma linguagem infantil, na qual os planetas são retratados como se fossem seres vivos. Concluída a projeção, são propostas várias atividades para fixar as informações passadas às crianças.

Reconhecimento do Céu - ensina ao público truques que possibilitam reconhecer as estrelas e suas respectivas constelações e o céu de cada estação.

Agendamento das visitas

As visitas ao Planetário são gratuitas. O agendamento, para grupos acima de 20 pessoas, deve ser feito pelo site www.planetariodevitoria.org.

Sessões para as escolas: Segunda a sexta, das 7h50 às 12 horas e das 13h50 às 18 horas.

Sessões noturnas para as escolas: Segunda e quarta, às 19 horas

Sessão ao sábado para as escolas: às 14 horas

Sessões para o público em geral: sexta às 19 horas e sábado, das 15 às 18 horas

Feriado: das 15 às 18 horas

Onde fica o Planetário de Vitória

Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus da Ufes, Goiabeiras

Horário de atendimento: segunda-feira, sessões exclusivas para escolas municipais e estaduais. Para o público em geral, há sessões às sextas-feiras, às 19 horas; sábados, das 14 às 18 horas. Telefone para contato: (27) 3227-2531.

Última atualização em 23/04/2014.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato