Sinalização de Trânsito

A sinalização do trânsito é essencial para a boa fluência do tráfego, além de garantir a seguranças dos cidadãos. Em Vitória, isso é feito por meio da sincronia de semáforos e acompanhamento em tempo real. O morador pode, também, solicitar serviços de trânsito e iluminação por telefone.

Semáforos: sincronia e programação em tempo real

Elizabeth Nader
Instalação de semáforo na Avenida Serafim Derenze

A instalação de sinais que funcionam em tempo real constitui um avanço no sistema de sinalização semafórica de Vitória. São instalados, no asfalto, laços indutivos, que fazem a contagem de quantos veículos estão trafegando nas vias em tempo real.

A partir da contagem feita pelos laços, o controlador de tráfego se programa automaticamente, de acordo com a demanda de carros da via. Dessa forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via sobrecarregada seja prolongado.

Esse sistema permite a máxima otimização da programação semafórica, gerando mais fluidez no trânsito. Em Vitória, o sistema de sinais controlados em tempo real começou a ser implantado nas avenidas Saturnino de Brito e Américo Buaiz. Futuramente, será ampliado até o Centro da cidade.

Controle do tráfego

Todas as interseções semaforizadas de Vitória são controladas pela Central de Tráfego localizada na Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). Por meio desse sistema de controle, qualquer defeito ocorrido nos semáforos da cidade é acusado na Central e corrigido imediatamente.

Desde que foi instalada, a Central minimizou os problemas relacionados aos semáforos na capital e contribuiu para o aumento da fluidez no trânsito.

Reclamações e solicitações referentes à sinalização semafórica devem ser feitas pelo 156 Online, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

Outros serviços da Setran que podem ser solicitados pelo 156

Sincronismo

A Setran trabalha também na otimização do sincronismo de todos os 1.611 semáforos nas vias da capital, dos quais 193 estão em cruzamentos. Um exemplo do trabalho de sincronização feito pela Setran é a avenida Dante Michelini. Antes, gastava-se, em média, 35 minutos para sair do Porto do Sol e chegar até a Ponte de Camburi.

No primeiro semestre de 2009, esse percurso passou a ser feito, em média, em nove minutos. É importante ressaltar que, para que o motorista se utilize da onda verde, ele deve trafegar na velocidade regulamentar da via.

Última atualização em 21/05/2019, às 18h14

Investimentos para revitalizar a sinalização viária em Vitória

Elizabeth Nader
Instalação de semáforo na Avenida Serafim Derenze

O trânsito se sustenta em um tripé: engenharia, educação e fiscalização. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) trabalha todas essas áreas de forma integrada.

A Setran elabora e implanta, com o apoio de outras secretarias, projetos de intervenção viária e de sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Os projetos são sempre desenvolvidos com o foco na segurança, na fluidez do trânsito e nos interesses da coletividade, sendo discutidos com as comunidades, por intermédio das associações de moradores dos bairros.

Revitalização

Em 2009, toda a sinalização viária em Vitória começou a ser revitalizada. Com vistorias periódicas feitas por técnicos da Setran são identificadas quais vias precisam de manutenção.

A prioridade é para as vias que possuem maior fluxo de veículos, pois são elas que, pelo uso constante, necessitam de manutenção com mais frequência.

Também é dada atenção especial à manutenção das faixas de pedestre, já que a segurança é uma preocupação constante.

Última atualização em 21/07/2014, às 17h12

Solicitações sobre trânsito e iluminação por telefone

Carlos Antolini
Manutenção da rede de iluminação

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) disponibiliza uma série de serviços que podem solicitados pelos cidadãos por meio do 156 Online, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. São eles:

Estudos viários

  • Retirada de sinalização viária.

Iluminação pública

  • Implantação de aumento de potência;
  • Implantação de luminárias;
  • Manutenção de luminárias;
  • Manutenção especial;
  • Programação de refletores.

Sinalização horizontal, vertical e semáforos

  • Implantação ou remanejamento de sinalização horizontal e vertical;
  • Adequação da sinalização de estacionamento regular existente quando da abertura ou fechamento de garagens;
  • Pedidos de manutenção da sinalização horizontal apagada;
  • Pedidos de manutenção da sinalização vertical danificada ou suprimida;
  • Atendimento a reclamações de defeitos na sinalização semafórica.

Táxi

  • Agressão verbal ou física;
  • Bandeira II fora do horário permitido;
  • Clandestino;
  • Cobrança a maior;
  • Direção perigosa;
  • Efetuar itinerário mais extenso;
  • Estacionamento indevido;
  • Não tratar com polidez e urbanidade;
  • Não utilização do taxímetro;
  • Recusa de passageiros;
  • Veículo abandonado no ponto;
  • Veículo em más condições de conservação e limpeza.

Trânsito

  • Solicitar fiscalização programada;
  • Veículo estacionado em Rotativo sem cartão.

Transporte Coletivo/Fiscalização

  • Abandono de ônibus;
  • Alterar ponto de parada sem autorização;
  • Apropriação indevida da receita;
  • Atrasar e/ou adiantar horário durante a operação;
  • Deixar de cumprir determinação da Setran;
  • Deixar de fornecer troco corretamente;
  • Deixar de manter a ordem no interior do ônibus;
  • Deixar de manter atitudes condizentes com a função;
  • Denúncia de embriaguez de operadores;
  • Denúncia e reclamação de invasões no transporte coletivo;
  • Denúncia/reclamação de desvio de itinerário;
  • Direção perigosa;
  • Elogio aos funcionários por bom desempenho do trabalho;
  • Embarque de usuário sem pagamento de tarifa;
  • Estacionar veículo afastado da baia (meio-fio);
  • Estacionar veículo fora do ponto inicial ou final da linha;
  • Falta de limpeza em ônibus;
  • Não atender ao sinal de parada para embarque e desembarque;
  • Partir com ônibus com passageiro embarcando/desembarcando;
  • Permitir transporte de animais no ônibus;
  • Reclamação contra a fiscalização do transporte;
  • Reclamação quanto a agressão física;
  • Recusar passageiros sem motivo justificado;
  • Solicitação de fiscalização;
  • Supressões de horário;
  • Supressões de itinerário;
  • Supressões de viagem;
  • Tratar passageiros com falta de urbanidade;
  • Utilização indevida do cartão transporte;
  • Utilização indevida do cartão transporte - gratuidade;
  • Vendedores ambulantes e/ou pedintes em ônibus.

Transporte coletivo/Programação

  • Mais veículos;
  • Mais viagens;
  • Manutenção de abrigo de ônibus;
  • Porta a porta - Agendamento/Cadastramento/Reclamação;
  • Sugestões.

Última atualização em 21/05/2019, às 18h23

Voltar ao topo da página