Alimentação Escolar

Veja como é preparada a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino em Vitória. Vale a pena destacar a importância da alimentação balanceada na infância, garantindo a saúde e a disposição das crianças para estudar, aprender e brincar.

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada

Arquivo Secom
Merenda escolar

O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades de Vitória. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

Os cardápios são elaborados mensalmente pela nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, são oferecidos alimentos associados a datas comemorativas, como no Dia das Crianças e dia do estudante que integram preparações diferenciadas nos cardápios ao longo do ano.

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são oriundos da agricultora familiar do Estado, como abobrinha, acelga, aipim, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, repolho híbrido, repolho roxo iogurte e queijo. Há ainda a oferta de produtos orgânicos, como a banana.

Só permanecem nos cardápios as preparações que recebem pelo menos 90% de aprovação dos estudantes - conforme a resolução nº 06 de 08 de maio 2020 do FNDE , exceto preparações que sejam constituídas por frutas ou hortaliças.

Nutricionistas

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe com 11 nutricionistas, 1 nutricionista responsável técnica do programa e uma coordenadora de alimentação e nutrição escolar. São estes profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades, orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios, bem como realizam ações de Educação Alimentar e Nutricional com as crianças e estudantes da rede de Vitória.

Os nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles orientam quanto à importância e à necessidade de seguir as normas sanitárias vigentes para garantir a qualidade e a segurança alimentar em todo o processo da alimentação escolar.

A equipe integra a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios. Frequentemente os conselheiros visitam as unidades escolares com o objetivo de verificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Merendeiras

As merendeiras são profissionais terceirizados e são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação dos estudantes. Por isso, em Vitória, as merendeiras são frequentemente capacitadas pela empresa terceirizada em conjunto com a equipe da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar para que a alimentação das crianças e estudantes sejam de qualidade.

Confira os cardápios do mês:

Última atualização em 30/06/2023, às 18h04

Conselho de Alimentação Escolar - CAE

Marcos Salles
Merenda escolar

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Vitória (CAE) funciona como órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar implementado no município de Vitória.

A resolução 26/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) regulamenta a atuação do órgão.

O CAE é formado por 14 representantes, sendo sete titulares e sete suplentes: um representante do Poder Executivo, dois da sociedade civil, escolhido pelo Conselho Popular de Vitória; dois professores, eleitos em assembleia do órgão de classe; e dois pais de alunos, definidos em assembleia do Conselho de Escola.

O mandato é de quatro anos. A composição do Conselho é determinada pelo Decreto Municipal 14.734/2010.

Última atualização em 25/01/2023, às 13h52

Voltar ao topo da página