Assistência às pessoas que necessitam de cuidados em saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória organiza sua Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com base nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental adequando-a as características e necessidades locais, de forma resolutiva e, em especial, às pessoas com transtorno mental grave e sofrimento psíquico intenso, pessoas em situações de violência interpessoal, incluindo aquelas em risco de suicídio, necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e crianças e adolescentes, com foco na população adstrita dos territórios de saúde do Município.
Para tanto, existe uma Rede de Atenção Psicossocial formada por ações e serviços específicos conforme as necessidades e faixas etárias. A prioridade, portanto, são aqueles que sofrem transtornos mentais e também os usuários de álcool e outras drogas.

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

A Atenção Psicossocial do Município de Vitória ocorre nos diversos serviços que compõem a rede de saúde, composta por 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com equipes multidisciplinares e Núcleo Ampliado de Saúde da Família ( NASF ), de 02 equipes de Consultório na Rua, 02 Pronto-Atendimentos, 04 Centros de Atenção Psicossocial, 01 residência terapêutica, 01 Centro Municipal de Especialidades e 01 Centro de Referência para pessoas em situação de violência (Casa Rosa).
O acesso aos serviços deve ocorrer, prioritariamente, pela unidade de saúde de referência do munícipe de Vitória.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

São serviços de saúde mental do Sistema Único de Saúde articulados com toda a rede de saúde, com abordagem interdisciplinar no cuidado integral em saúde, visando o tratamento humanizado, na perspectiva de preservação da dignidade, do exercício da cidadania, dos laços familiares e a da inserção sócio-comunitária.
O CAPS é um dispositivo da RAPS de referência no tratamento de pessoas com grave sofrimento psíquico e transtorno mental, incluindo os relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas e crianças e adolescentes com sofrimento mental intenso.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi

  • Realiza o acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre zero e dezoito anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes ou que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.
  • A assistência às crianças e adolescentes é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que prestam atendimento integrado e articulado com os territórios de saúde.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • No Capsi são oferecidas diferentes modalidades de tratamento, conforme as necessidades das crianças e adolescente e seus familiares, como atendimentos individuais, grupos terapêuticos, atendimentos domiciliares, oficinas dentre outros.

Onde fica

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 431 Bento Ferreira - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas
Telefone: (27) 3225- 3698

Centro de Atenção Psicossocial de Ilha de Santa Maria - CAPS II

  •  Atendimento na modalidade de atenção diária à pacientes com transtornos mentais graves, com idade acima de dezoito anos.
  • A assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde que prestam o cuidado integrado e articulado com os territórios de saúde.
  •  O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • O CAPS II desenvolve atendimentos individuais e em grupo para os pacientes e familiares, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos domiciliares dentre outras modalidades de cuidado.
  • Os principais objetivos do CAPS são o acolhimento, tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo atenção aos familiares.
  • O CAPS Ilha atende as regiões do Forte São João, Continental e Centro, com essa regionalização oferece uma melhor assistência às pessoas com transtorno mental grave.

Onde fica

Rua José Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefone: ((27) 3132-5111 / 3132-5110
Horário de funcionamento: das 07 às 19 horas

 Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas - CAPS AD III

  •  Atendimento de atenção diária a pacientes com transtornos causados pelo uso problemático de álcool e outras drogas, com idade acima de dezoito anos.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • Possui equipe multidisciplinar que desenvolve atendimento individual ou em grupo aos pacientes e seus familiares, bem como práticas diversificadas de cuidado em saúde mental, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda.
  • Os principais objetivos do CAPS AD são: o acolhimento, o tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas.
  • Leitos de hospitalidade integral (noturno): 08

Onde fica

Rua Álvaro Sarlo, 181 - Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefone:(27) 3132-5104
Horário de funcionamento: 24 horas

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III São Pedro

  • Atendimento em atenção diária à pacientes com transtornos mentais graves, com idade acima de 18 anos.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • A assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde que prestam o cuidado integrado e articulado com os territórios de saúde.
  • Possui equipe multidisciplinar que desenvolve atendimentos individuais e em grupo para os pacientes e familiares, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos domiciliares dentre outras modalidades de cuidado.
  • Os principais objetivos do CAPS III São Pedro são: o acolhimento, o tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes.
  • O CAPS é estratégico para reorganização da rede municipal de saúde mental, possibilitando a ampliação da capacidade de manejo das situações de crise a partir da oferta da hospitalidade noturna, diminuindo, assim a necessidade de encaminhamento ao hospital psiquiátrico.
  • O CAPS São Pedro atende as regiões de Maruípe, São Pedro e Santo Antônio, com essa regionalização oferece uma melhor assistência às pessoas com transtorno mental grave.
  • Leitos de hospitalidade integral (noturno): 06

Onde fica

Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José - Ver no mapa
Telefone:(27) 3332-8094
Horário de funcionamento: 24 horas

Emergências

Em caso de crises e emergências, os Pronto-Atendimentos do município podem ser buscados, bem como o pronto-socorro psiquiátrico de referência para público adulto (HEAC) e para público infanto-juvenil (HEIMABA) - locais que dispõem de recursos para situações mais complexas.

  • Pronto Atendimento da Praia do Suá
    • Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 16 - Praia do Suá, Vitória - ES - Ver no mapa
      Telefone:(27) 3137 2764 
  • Pronto Atendimento de São Pedro
    • Endereço: Rodovia Serafim Derenzi, 4489 - São José, Vitória - ES.
      Telefone:(27) 3332 -4930
  • Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC)
    • Endereço: Rodovia. Governador José Sete, Km 6.5 - Santana - Cariacica/ES.
      Telefone: (27) 3636-2837 e 3636-2846
  • Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HEIMABA)
    • Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918 - Soteco, Vila Velha - ES.
      Telefone:(27) 3636-3171

Última atualização em 22/02/2024, às 18h31.

Voltar ao topo da página