Orientação ao Exercício

Conheça as áreas direcionadas para a prática de exercícios físicos. Esses locais contam com a assistência do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), composto por profissionais qualificados. 

Praticar exercício reduz risco de doenças e aumenta auto-estima

Elizabeth Nader
Dia do Desafio na praia de Camburi

Praticar exercícios físicos regularmente ajuda na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, na queima de calorias, no controle da diabete e no fortalecimento muscular e ósseo.

Além disso, as atividades físicas melhoram a capacidade pulmonar e a flexibilidade das articulações, aumentam a auto-estima e o bem-estar, reduzem o estresse e estimulam o convívio social.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o sedentarismo é um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes.

Segundo o órgão, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos casos de câncer. Vários estudos têm mostrado que a prática de exercícios, sendo bem orientada, proporciona vários benefícios a saúde e bem-estar físico e mental dos indivíduos como:

  • Sensação de tranquilidade e bem-estar;
  • Melhorias da auto-imagem, do auto-conceito e da auto-estima;
  • Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais;
  • Melhoria da qualidade do sono dos quadros de depressão e angústia;
  • Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
  • Diminuição do nível de ansiedade , refletindo em alguns dos problemas de obesidade;
  • Aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal, desde que acompanhada de uma dieta adequada;
  • Aumento de massa magra e da força muscular;
  • Melhoria da flexibilidade;
  • Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções oportunistas;
  • Diminuição do risco de problemas cardíacos e hipertensão;
  • Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabete entre outros.

Última atualização em 12/03/2019, às 16h28

No SOE, população tem orientação gratuita para exercícios físicos

André Sobral
Pessoas se exercitando no módulo do SOE na Praia de Camburi
Wilbert Suave
Placa indicativa de Área de Internet Livre

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), implantado em 1990, considerado modelo pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e reconhecido pelo Ministério da Saúde como iniciativa pioneira e fonte de inspiração para a criação do Programa Academia da Saúde em 2011.

O SOE tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT's), através de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.

Existem diversos módulos do SOE, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade, que funcionam nos turnos matutino (das 6 às 10 horas) e noturno (das 17 às 21 horas), contando com profissionais de Educação Física que atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde desenvolvidas de forma integrada com as equipes das Unidades Básicas de Saúde de referência, sendo orientandas pelo perfil epidemiológico e necessidades sanitárias de cada território.

Locais onde existem módulos do SOE

Nome Logradouro Funcionamento Telefone
Módulo Soe - Baia Noroeste Rua da Coragem, Santo André SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Bairro de Lourdes Rua Professora Zilda Andrade, 20 , De Lourdes SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) 3132-5070
Módulo Soe - Barreiros Rodovia Serafim Derenzi, 10505 , Santa Martha SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Beira Mar Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Forte São João SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Goiabeiras Avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 577 , Maria Ortiz SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Horto de Maruípe Avenida Maruípe, 1750 , Da Penha SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Ilha de Monte Belo Rua João Vieira, 60 , Monte Belo SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) -
Módulo Soe - Jardim Camburi Avenida Dante Michelini, 4470 , Jardim Camburi SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Parque Chácara Paraíso Rua Guilherme Ayres, S/N , Barro Vermelho SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Parque Moscoso Avenida Cleto Nunes, 242 , Parque Moscoso SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Pedra da Cebola Rua João Baptista Celestino, 11 , Mata da Praia SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Praça dos Desejos Avenida Américo Buaiz, 600 , Enseada do Suá SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (16 às 20h) -
Módulo Soe - Praia de Camburi Avenida Dante Michelini, Jardim da Penha SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - Prainha de Sto Antônio Avenida Dário Lourenço de Souza, 790 , Mário Cypreste SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
Módulo Soe - São Pedro Praça Dom João Batista, S/N , São Pedro SEG-SEX, Matutino (6 às 10h) e Noturno (17 às 21h) -
15 ocorrência(s)

Fonte: Secretaria de Saúde

Conheça as atividades oferecidas em cada um dos módulos do SOE.

Última atualização em 25/05/2023, às 17h20

Academia popular: espaço para aulas de musculação

Carlos Antolini
Academia Popular de Santo Antônio com novo piso

As academias populares de Vitória oferecem aulas gratuitas de musculação, sempre orientadas por profissionais e estagiários de Educação Física para a prática dos exercícios.

O objetivo é proporcionar aos moradores mais qualidade de vida a partir da adoção de uma política preventiva de saúde. Todas as unidades seguem a mesma estrutura de funcionamento e os mesmos critérios técnico-pedagógicos, diferenciando-se apenas pela localização, dimensões, quantidade de aparelhos e funcionários.

Para participar das atividades, as pessoas maiores de 15 anos têm de submeter a uma avaliação no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que possui módulos instalados nas próprias academias.

São oferecidas quatro aulas pela manhã e quatro à tarde, com duração de 60 minutos cada, divididos em 10 minutos de aquecimento, 40 minutos de musculação e 10 de relaxamento e alongamentos.

Caso seja considerada apta para fazer exercício, a pessoa pode se matricular na academia popular. Não é preciso nenhum documento, apenas a avaliação positiva dos professores do SOE.

Se preferir, o morador pode fazer exercício todos os dias. As academias ficam abertas de segunda a sexta-feira. A academia popular é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.

Onde praticar

Nome da unidade Logradouro Horário
Academia Popular no Horto de Maruípe Av Maruípe,
Da Penha
6h20 às 11h20 e 17h às 22h
Academia Popular de Ilha de Santa Maria Rua Hercília Dias Maciel, 133
Ilha de Santa Maria
6h20 às 11h20 e 17h às 22h
Academia Popular de Itararé Pc Luis Cozer Filho, 145
Itararé
6h20 às 11h20 e 17h às 22h
Academia Popular do Hi-fi Av Jerônimo Vervloet, 350
Maria Ortiz
consultar site
Academia Praça Saudável no Tancredão Rua Rosilda Falcão dos Anjos, 150
Mário Cypreste
consultar site
Academia Popular de Resistência Rua São Sebastião, 99
Resistência
consultar site
Academia Popular de Santa Martha Rua Getúlio Miranda, 150
Santa Martha
12-19
Academia Popular em Santo Antônio Pc Stela Vieira Loureiro Coimbra,
Santo Antônio
6h20 às 11h20 e 17h às 22h
Academia Popular - Praça Dom João Batista Pc Dom João Batista,
São Pedro
6h20 às 11h20 e 17h às 22h
Academia Popular de Tabuazeiro Av Coronel José Martins de Figueiredo, 685
Tabuazeiro
de 17h às 22h.
10 ocorrência(s)

Fonte: SEMESP

Última atualização em 16/08/2019, às 16h51

Academias Populares da Pessoa Idosa

Marcos Salles
Inauguração Academia Popular da Terceira Idade em Jucutuquara

Quem tem mais de 60 anos se beneficia, na capital, com as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPIs), espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por dez equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos.

A Academia Popular da Pessoa Idosa se soma a outras iniciativas do município para estimular a prática de exercícios físicos: módulos de orientação ao exercício e academias populares.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, antes de iniciar qualquer prática de atividades física, todas as pessoas, independentemente da idade, precisam passar por uma avaliação médica.

Onde praticar

Nome da unidade Logradouro Horário
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bairro Bela Vista Pc Gilberto Mendonça Paiva,
Bela Vista
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bento Ferreira Av Cezar Hilal, 650
Bento Ferreira
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jesus de Nazareth Rua Afonso Sarlo, 260
Bento Ferreira
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Bonfim Rua Doutor Aluísio de Menezes, 230 ao Lado da EMEF Prezideu Amorim
Bonfim
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Alagoano Pc Antônio Trajano dos Santos, 35
Caratoíra
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Centro (Pç Ubaldo Ramalhete) Pc Ubaldo Ramalhete Maia, S/N
Centro
Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h
Academia Popular da Pessoa Idosa - Consolação Rua Desembargador José Batalha, S/N
Consolação
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - do Quadro Pc Doutor Athayde, S/N
Do Quadro
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praça dos Desejos Av Américo Buaiz, S/N
Enseada do Suá
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Estrelinha Rua Oito de Julho,
Estrelinha
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Fradinhos Pc José Áureo Monjardim, S/N
Fradinhos
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Centro Esportivo de Goiabeiras Av Jerônimo Vervloet, 515
Goiabeiras
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Goiabeiras Pc Darcy José de Sá Filho, S/N
Goiabeiras
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim Camburi (Pç Mario Elias da Silva) Pc Mário Elias da Silva, Sn
Jardim Camburi
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim Camburi - em Frente Posto Atlântico Av Dante Michelini, S/N
Jardim Camburi
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jardim da Penha Pc Anníbal Anthero Martins, 231
Jardim da Penha
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praia de Camburi - em Frente Sorveteria Av Dante Michelini, S/N
Jardim da Penha
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Parque Barreiros Rod Serafim Derenzi, S/N
Joana D´arc
Seg 7h às 9h e 17 às 22h e Ter a Dom 8h às 22h
Academia Popular da Pessoa Idosa - Jucutuquara Pc Asdrubal Soares, S/N
Jucutuquara
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Maria Ortiz - Orla Rua Ciro Vieira da Cunha, S/N
Maria Ortiz
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Tancredão Rua Rosilda Falcão dos Anjos, S/N
Mário Cypreste
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Maruípe Pc São José Operário, S/N
Maruípe
livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Ilha de Monte Belo Rua Augusta Mendes, S/N
Monte Belo
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Nova Palestina - Orla Rua Pedro Bandeira, S/N
Nova Palestina
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Parque Moscoso Av Cleto Nunes, S/N
Parque Moscoso
Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praia do Suá Pc José Francisco Arruela Maio, S/N
Praia do Suá
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Baía Noroeste Rua da Coragem, S/N
Redenção
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - República Pc Therezinha Grecchi, S/N
República
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Romão Rua Ormando de Aguiar, S/N
Romão
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santa Tereza Rua da Constituinte, 60
Santa Tereza
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santo André Rua Vinte e Três de Abril,
Santo André
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Santo Antônio Pc Stela Vieira Loureiro Coimbra, S/N
Santo Antônio
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - São José Rod Serafim Derenzi, 4570
São José
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Praça Dom João Batista Av Beira Mar, S/N
São Pedro
Livre
Academia Popular da Pessoa Idosa - Solon Borges Rua João Francisco Gomes, S/N
Solon Borges
Livre
35 ocorrência(s)

Fonte: SEMESP

Última atualização em 16/08/2019, às 16h45

Espaços para práticas esportivas e recreativas

Elizabeth Nader
Aula de Hidroginástica para terceira Idade no Deares

Os idosos de Vitória têm a oportunidade de praticar caminhada, atividades recreativas e hidroginástica. A prática de exercícios é oferecida nos núcleos do Vida Ativa da Terceira Idade. Podem participar pessoas a partir de 50 anos. Os idosos podem se inscrever, gratuitamente, nos locais das atividades. Para isso, é preciso apresentar o atestado médico de aptidão física.

Onde praticar

Tancredão - Rua Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste - Ver no mapa
Telefones: (27) 3322-1846 e 3322-5941
Horário: terça e quinta-feira, das 15h às 16h, das 16h às 17h e das 17h às 18h

Última atualização em 12/03/2019, às 16h33

Saúde e qualidade de vida a qualquer hora: aeróbica noturna

André Sobral
AERÓBICA NOTURNA

Bem-estar, qualidade de vida e corpo em forma. De graça e com orientação de profissionais, melhor ainda. Tudo isso é possível nas aulas de Aeróbica Noturna, projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) que leva atividades físicas gratuitas para os moradores da capital. A ideia é tomar conta da comunidade, ocupando os espaços públicos de forma saudável, com alegria e muita malhação.

As aulas, que são recheadas de energia, música e alto astral, já contemplam Santo Antônio, Jardim Camburi, Resistência, Goiabeiras e Jesus de Nazareth.

Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local no horário da aula. Podem se matricular pessoas de todas as idades. Maiores de 50 anos devem apresentar atestado médico. A intenção da Semesp é promover a Aeróbica Noturna em outros bairros.

Onde praticar aeróbica noturna

Local Endereço Dia da semana Horário
Santo Antônio Rua Horácio Dias dos Santos, Santo Antônio, Vitória.(Praça Stela Vieira Loureiro Coimbra) Segunda e Quarta-feira 19:30 às 20:30
São Pedro Praça Dom João Batista, Av. Beira-Mar - São Pedro, Vitória, 29030-010 (dentro da Academia Popular) Terça e Quinta-feira 19:00 às 20:00
Santa Tereza R. Frederico Ozanan, Santa Tereza, Vitória – ES, 29027-280 (praça de Santa Tereza) Quarta e Sexta-feira 19:00 às 20:00
Goiabeiras Academia Praça Saudável Rua José Alves, Goiabeiras, Vitória CEP 29075-080 (Pracinha da Multivix) Terça e Quinta-feira 19:00 às 20:00
Barro República Centro Comunitário Francisco Salles, R. José Nassif - Republica, Vitória, 29070-110 (Próximo a quadra do bairro) Terça e Quinta-feira 19:20 às 20:20
Ilha do Príncipe EMEF Moacyr Avidos, Av. Jurema Barroso, 58 - Ilha do Príncipe, Vitória, 29020-310 Segunda e Quarta-feira 19:00 às 20:00
Nova Palestina - Segunda e Sexta-feira 19:00 às 20:00
Tabuazeiro Praça Luiz Adalto Zatta, AV. Coronel José Martins de Figueiredo (perto do Recreio dos Olhos) Terça, Quinta e Sexta-feira 19:00 às 20:00
Jesus de Nazareth R. Afonso Sarlo, 260 - Bento Ferreira, Vitória, 29050-790 (escola Edna de Mattos Siqueira Gaudio) Terça e Quinta-feira 19:20 às 20:10
Inhanguetá EMEF Profª Regina Maria Silva, Rodovia Serafim Derenzi - Inhanguetá, Vitória, 29026-470 Terça e Quinta-feira 19:00 às 20:00
Jardim Camburi R. Carlos Romero Marangoni, 340-400 - Jardim Camburi, Vitória, 29090-620 (praça da bocha) Segunda-feira 19:30 às 20:30
Jardim da Penha Praça Regina Frigeri Furno, 870 - Jardim da Penha, Vitória, 29060-200 Terça e Quinta-feira 19:40 às 20:40
Grande Vitória EMEFMaria Stella de Novaes, R. Oito de Julho, 302 - Grande Vitória, Vitória, 29031-608 Segunda e Quarta-feira 19:00 às 20:00
Praça do Cauê Praça Cristóvão Jaques, 189-273 - Santa Helena, Vitória, 29055-070 Terça e Quinta-feira 19:00 às 20:00
Condusa - Segunda e Quarta-feira 20:00 às 21:00
Resistência - Terça e Quinta-feira 18:00 às 19:00
Tancredão Ginásio do Tancredão, R. Rosilda Falcão dos Anjos - Mário Cypreste, Vitória – ES Segunda e Quarta-feira 19:00 às 20:00
Getúlio Vargas Praça Presidente Getúlio Vargas - Centro, Vitória, 29010-350 Terça e Quinta-feira 18:00 às 18:50
Santa Martha - Quarta e Sexta-feira 19:00 às 20:00
Atlântica Parque - Segunda e Sexta-feira 19:00 às 20:00
Consolação Centro Comunitário Sexta-feira 19:00 às 20:00 -

Fonte: Semesp

Última atualização em 17/09/2019, às 16h27

Voltar ao topo da página