Teatros

Os teatros de Vitória proporcionam aos frequentadores a convivência entre história e arte contemporânea. A construção que abriga o Theatro Carlos Gomes, por exemplo, é um espetáculo à parte. O prédio do antigo Teatro Glória, edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, também se destaca na paisagem do Centro da capital.

Theatro Carlos Gomes

Diego Alves
Teatro Carlos Gomes - Homenagem as mulheres
Marcos Salles
Teatro Carlos Gomes

Foi edificado numa época em que o município de Vitória passava por importantes transformações urbanas, que visavam à transformação da cidade em uma capital "moderna". Ele foi edificado no Governo de Florentino Avidos (1924-1928).

Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a Rua Sete de Setembro. Por utilizar a área do teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o município de que seria erguido um novo teatro.

Então, o Theatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. No prédio, aproveitaram-se as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.

Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao Governo Estadual, que passou a administrá-lo. O Theatro Carlos Gomes foi restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.

Visitas monitoradas e gratuitas, de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas.

Onde fica

Praça Costa Pereira - Centro - Ver no mapa
Telefones: (27) 3132-8396 e 3132-8399

Última atualização em 19/07/2019, às 17h36

Teatro da UFES

Carlos Antolini
Campus da Ufes

Localizado no Campus de Goiabeiras, o Teatro Universitário é um importante espaço para a realização de eventos culturais como danças, apresentações teatrais, shows e eventos acadêmicos, como seminários, exposições, conferências e congressos.

Para que eventos deste porte pudessem ser realizados, o teatro foi todo equipado com som, luz e cenotécnica. Sua estrutura conta com grande estacionamento, 650 lugares e todo aparato técnico necessário para a execução de pequenos, médios e grandes eventos locais, nacionais e internacionais.

Onde fica

Av. Fernando Ferrari, s/n, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória – ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3335-2953

Última atualização em 14/03/2019, às 18h09

Teatro do SESI

Carlos Antolini
Viver o Livro em Cores

Inaugurado em julho de 2000, o espaço cultural Rui Lima do Nascimento, o Teatro do SESI, é palco de espetáculos nacionais e locais. Além de espetáculos teatrais, o teatro recebe shows musicais, apresentações de dança, festivais, etc.

Possui capacidade para 300 pesooas, ar-condicionado e estacionamento.






Onde fica

Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha - Ver no mapa
Telefone: (27) 3334-7323

Última atualização em 11/02/2019, às 16h19

Centro Cultural SESC Glória

Elizabeth Nader
Teatro Glória

Edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra o Teatro Glória foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética com uso de sacadas, balaústres e o coroamento com cúpula na esquina.

Primeira construção com cinco andares da cidade. Adquirido pelo SESC, abriga um novo Centro Cultural de excelência Nacional. Possui teatro, cinema e salas para apresentações culturais.

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro Histórico, Vitória – ES - Ver no mapa
Tel.:(27) 3223-0720

Última atualização em 11/02/2019, às 16h13

Festival Nacional de Teatro

Yuri Barichivich
TEATRO SESI- FESTIVAL DE TEATRO
André Sobral
Festival de Teatro - Gonzagão a Lenda

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, realizado desde 2005, busca divulgar as artes cênicas de todo o Estado. Acontece sempre no mês de outubro e conta com peças nacionais e capixabas, que são encenadas em vários teatros da cidade, além de praças, parques e espaços alternativos da capital sempre com entrada gratuita.

Grupos e artistas de todo o Espírito Santo podem inscrever seus trabalhos por meio de edital, que a época do Festival, é divulgado pela Prefeitura de Vitória com as informações e regras para a inscrição. Uma comissão é responsável por selecionar as peças locais, que serão exibidas durante o evento.

Última atualização em 09/01/2017, às 17h33

Voltar ao topo da página