Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Educação

Praça da Ciência estimula estudo da ciência de forma divertida

Carlos Antolini

Menino fala em frente a espelho de som, um disco colorido que trasmite o som a distância

Marcos Salles

Quatro crianças se equilibram em brinquedo na Praça da Ciência

A Praça da Ciência oferece, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento, além da orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados principalmente à Física. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência. Fotografias e filmagens são permitidas.

Confira os equipamentos

  • Sistema Solar em Escala: reproduz o Sistema Solar ao longo da Praça da Ciência, com dimensões proporcionais à realidade. Assim, pode-se ter noção do tamanho dos planetas, das distâncias entre eles e das suas órbitas em torno do sol; além de compreender os movimentos dos planetas.
  • Relógio de Sol: mostra como a posição do Sol pode fornecer a hora local, por meio da sombra projetada no mostrador do instrumento.
  • João Treimoso: exemplifica as noções de equilíbrio por meio da soma de vetores.
  • Alavancas: são um exemplo de máquina simples. Com o maior braço da alavanca o objeto é erguido com mais facilidade.
  • Refletor Parabólico: concentra os raios solares em determinada área restrita, assim, torna possível a queima de objetos, como uma folha de jornal.
  • Prato Giratório: demonstra as forças que surgem devido ao movimento de rotação.
  • Plano Inclinado: retrata a 2ª Lei de Newton e mostra que a energia se conserva. A velocidade depende da energia potencial gravitacional que cada carrinho acumula de acordo com a altura.
  • Balanços: mostram que o período e a frequência não depende da massa do usuário, e sim do comprimento da corrente.
  • Espelho de Som: é formado por dois espelhos côncavos, com os focos alinhados para que a reflexão da onda sonora seja máxima. Por isso, pode-se falar baixinho no foco do espelho, que o outro poderá ouvir.
  • Gyrotec: é descoberto que quando o corpo gira em várias direções ocorre o movimento aleatório dos cristais do ouvido interno, causando dificuldade de localização no espaço.
  • Elevador de Mão: é um sistema que faz a associação de roldanas para facilitar o trabalho de levantar o próprio corpo.
  • Escala Musical: dá para conseguir relacionar a matemática com a música. Tubos com tamanhos proporcionais, ao serem tocados com um batente, apresentam as notas musicais.
  • Gangorras: por meio de gangorras com assentos assimétricos pode-se compreender o equilíbrio com massas diferentes.
  • Espelhos que Deformam a Imagem: espelhos com formatos diferenciados apresentam imagens em que aparenta mais ou menos peso, além de outra altura.
  • Gerador de Energia: girando uma manivela gera energia para ascender lâmpadas.
  • Espelhos de Ilusão: dependendo do posicionamento da pessoa irá formar uma ilusão de ótica.

Oficinas Científicas

A Praça da Ciência também oferece, gratuitamente, oficinas voltadas às escolas e à comunidade. Nelas, os monitores ensinam como montar experimentos utilizando materiais simples. O Relógio de Sol, por exemplo, é construído com papel cartão e latas de refrigerante. Para as escolas, é preciso agendar. Para a comunidade, as oficinas ocorrem aos domingos, a partir das 15h30.

Agendamento das visitas

Grupos acima de 15 pessoas devem agendar a visita, que é gratuita.
Telefone: (27) 3345-0882, no horário comercial ou por email: pracaciencia@hotmail.com.

Onde fica a Praça da Ciência

Endereço: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema)

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Última atualização em 23/04/2014.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato