Notícias

Viradão Vitória: 24 horas de diversão no Centro Histórico de Vitória

Publicada em 26/08/2014, às 11h31 | Atualizada em 11/09/2014, às 17h32

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Casa Porto
Casa Porto será um dos locais que irão receber a programação do Viradão Cultural
Yuri Barichivich
Rua Sete
Rua Sete de Setembro também fará parte do roteiro cultural do evento

O Centro Histórico de Vitória respira cultura. Construções clássicas, museus, teatros, espaços culturais, além de uma vida noturna agitada com bares charmosos, botecos tradicionais e figuras pitorescas, levam charme e muita diversão ao local. Então, que outro lugar da cidade poderia abrigar um evento com 24 horas de programação cultural.

Das 17 horas deste sábado (13) até as 17 horas deste domingo (14), vai acontecer o primeiro "Viradão Vitória", evento que vai percorrer todo o corredor cultural do Centro, desde a rua Barão de Monjardim, passando pela Casa Porto, Escola Técnica Fafi, Museu de Artes do Espírito Santo e Theatro Carlos Gomes, indo até a região da rua Sete de Setembro, além da avenida Beira-Mar e da praça Oito.

Os espetáculos vão reunir boa parte do que acontece de interessante e inovador na produção cultural local, além de artistas nacionais que dialogam de maneira muito próxima com a cultura produzida na cidade. O público vai poder conferir o cantor Zeca Baleiro - um dos nomes de maior destaque na música brasileira -, a reunião de vários nomes em homenagem ao cachoeirense Sérgio Sampaio e a mistura de alegria e descontração no samba de raiz do grupo 522.

Também fazem parte da programação a cantora CéU, o instrumental de Edu Rosa, uma performance poética do ator Markus Konka, o congo da banda Panela de Barro, o cortejo do Grupo Folgazões, sessão especial de cinema dentro do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, além de uma homenagem a Valter Vieira, o popular Golias, uma das maiores referências do mercado capixaba quando o assunto é disco de vinil e que em 2015 completa 50 anos de atividades profissionais.

Imagem divulgação
Zeca Baleiro
Cantor Zeca Baleiro vai se apresentar na praça Oito, no dia 13
Foto Divulgação
Céu
Cantora Céu também é uma das artistas que irão deixar o público antenado no Viradão Vitória

Cultura

O prefeito Luciano Rezende disse que a proposta do evento é transformar Vitória em um grande espaço cultural. "Colocar a cultura no dia a dia dos cidadãos é um dos nossos objetivos. Queremos que a cultura seja feita em todos os lugares, não apenas em palcos e teatros. Vamos inaugurar um evento que vai ganhar cada vez mais força", afirmou.

"Escolhemos o Centro de Vitória como endereço por acreditar na vocação cultural da área, desenhando um corredor cultural a partir da rua Barão de Monjardim até a rua Sete de Setembro e também apostando no carinho que o público interessado em arte costuma ter pela região histórica da cidade. A ideia é unir essa valorização cultural do Centro com a disposição do público em ocupá-lo e com o compromisso da nossa administração em revitalizar a região", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

A edição de estreia do Viradão Capixaba propõe aos moradores e visitantes a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da cultura e da valorização de uma das regiões mais belas da capital com muita música, teatro, cinema, dança, entre outras atrações.

Logística

Ao longo de todo o Corredor Cultural do Centro, serão instalados 90 banheiros químicos, que serão limpos com regularidade durante todo o evento.

A segurança na região será intensificada, já que 30 mil pessoas devem participar do Viradão Vitória. Haverá apoio da Polícia Militar e reforço dos agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal, além de policiamento motorizado durante toda a madrugada. Pontos centrais do evento, como a rua Sete de Setembro e as praças Oito e Costa Pereira, ganharão iluminação especial.

Os moradores e turistas terão mais facilidade para se deslocar para o Centro. A frota de ônibus do sistema municipal ganhará um número maior de veículos para transportar as pessoas durante as 24 horas. Também haverá um esquema especial de táxis.

Yuri Barichivich
Inauguração da nova iluminação da Praça Oito
Praça Oito também vai receber apresentações do evento
Elizabeth Nader
Apresentações de atividades de dança na Fafi
Shows e ações também vão passar pela Escola Técnica Fafi

Voltar ao topo da página