Notícias

Referência dos discos de vinil, Golias será homenageado no Viradão Vitória

Publicada em 10/09/2014, às 10h56

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Blog Faesa
Valter Vieira da Silva
Golias está completando 50 anos de trabalho com discos de vinil em Vitória

Valter Vieira da Silva, o popular "Golias", de 69 anos, será homenageado durante o Viradão Vitória, neste sábado (13), às 20h20, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.

Ele está completando 50 anos de trabalho com discos de vinil em Vitória. Ele foi discotecário (profissional que atualmente se chama DJ) em festas e casas noturnas na década de 70, trabalhou em loja de departamentos gerenciando seção de discos, chegou a ter as suas próprias lojas de discos e, hoje, é dono do sebo de vinil "Golias", no Centro.

Golias será agraciado com placa artística que terá a seguinte inscrição: "Para Valter Vieira, o Golias, que há 50 anos embala a cidade com discos de vinil e ótimas historias".

"Essa homenagem em vida é algo tão lindo, tão bonito, que, sinceramente, ainda não acordei para tudo isso. Na verdade, ela me leva a reviver toda a minha trajetória de vida nesta cidade. Digo sempre que tenho um carinho e uma gratidão enormes pelo povo de Vitória e do Espírito Santo, do pobre ao rico, que dinheiro algum poderá pagar", disse.

Ajuda

Golias agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e disse que compartilha essa homenagem com muitas pessoas que o ajudaram, especialmente quando ele teve que fechar as suas lojas "por causa da entrada do CD no mercado".

Entre essas pessoas, está o ex-radialista e ex-dono de loja de discos Jairo Maia, falecido em março do ano passado. "Com ele aprendi tudo o que sei de disco, foi quem me deu um conselho muito importante e que eu segui, de me manter sempre longe das drogas e da bebida". Ele também se lembrou de Jamil Mussalem: "Foi como pai para mim, cedendo até lojas para eu trabalhar". 

Ele também divide a homenagem com o cunhado Waldecir Torezani. "Foi quem me incentivou a abrir um sebo de vinil. Então, tenho muitas pessoas especiais em minha vida e essa homenagem é também um tributo a todas elas", considerou.

Fotos

Na tarde desta última terça (9), Golias recebeu de um casal de antigos clientes duas fotos do tamanho de uma capa de disco de vinil, em preto e branco. Em ambas as fotos, Golias aparece atrás das Picapes embalando festas, uma no Clube Libanês e outra Praia Tênis Clube.

Junto às imagens, a vizinha que enviou os registros anexou o seguinte bilhete: "Essas fotos estavam guardadas nos pertences de João (Joãozinho) e gostaria de entregar a você, figura que sempre significou alegria estampada nesse sorrisão e que faz parte da nossa história. Um grande abraço, Marisa".

A homenagem a Golias acontece após o show de Edu Rosa, que começa às 19h20, também na Fafi. Logo em seguida, começam as apresentações de dança de alunos da Fafi, com várias coreografias, tudo com entrada gratuita.

Serviço

Homenagem a Golias

Onde: Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi – avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.

Quando: neste sábado (13) às 20h20

Entrada gratuita


Voltar ao topo da página