Notícias
Visitar Centro Histórico: Igreja São Gonçalo passará por obras de reparo
Publicada em 17/01/2018, às 08h00 | Atualizada em 17/01/2018, às 16h27
Por Deyvison Longui, com edição de Melissa Künsch

A Igreja São Gonçalo, um dos monumentos que compõem o projeto Visitar Centro Histórico, passará por obras de reparo com o objetivo de melhorar o ambiente para os visitantes.
Assim, durante o período de obras, que vai desta quarta-feira (17) até o próximo dia 31, não haverá o serviço de monitoria interna no local. As melhorias foram autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
História
Conhecida como a igreja dos casamentos duradouros, o local abrigou a capela construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte. Em 1715, a irmandade solicitou a construção de uma nova igreja, consagrada a São Gonçalo Garcia. Em 2 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada a este santo português.
Sua fachada e altar-mor, com entalhes em madeira pintados a ouro, possuem características da arquitetura barroca.
Outros monumentos
Além da São Gonçalo, fazem parte do Visitar as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e do Carmo, o Convento São Francisco, a Catedral Metropolitana e o Theatro Carlos Gomes. A Capela Santa Luzia também integra o projeto, mas atualmente encontra-se fechada para obras de restauração pelo Iphan.
Muitos desses monumentos têm mais de quatro séculos de existência e são uma boa opção para turistas e moradores conhecerem um pouco da história da capital. Para isso, os monitores apresentam aos visitantes a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural.
O Visitar Centro Histórico funciona de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas.