Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi
Carlos Antolini
Carlos Antolini
A manhã do Viradão Vitória foi agitada na manhã deste domingo (13). Na praça Costa Pereira, os irmãos Kyoskys apresentaram o show “O impossível é a nossa prática” e uma proposta artística com base no trabalho de Helio Oiticica. As apresentações estimularam e sensibilizaram o público para contato com diferentes propostas artísticas.
No Poket Show circense, os irmãos Wallace e Alcleir Júnior Kyoskys apresentaram números de parada de mão e acrobacia, que receberam muitos aplausos do público capixaba. Luiz Tadeu é professor e diretor de teatro no Rio de Janeiro. Ele e a atriz Líbia Busquet vieram a Vitória para participar do Viradão e elogiaram os diversos trabalhos a que assistiram: “Esse tipo de ação é muito importante para o desenvolvimento da cultura. Eu conhecia os irmãos Kyoskys em outros espaços e viemos para conhecer a apresentação deles em casa”.
A intervenção colaborativa coordenada por André Arçari e Ivna Messina também deu mais vida à Praça Costa Pereira. Seguindo as instruções para feitura-performance de Capas Feitas no Corpo (Hélio Oiticica), a dança tomou conta do espaço. A estudante de Psicologia Lígia Augusta participou da atividade e lembrou a importância da interação nessas proposições coletivas.