Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Uma canção pela paz: espetáculo da Fafi homenageia 100 anos de Maurício de Oliveira

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Em agosto, os ventos que sopram da Baía de Vitória levarão mais do que maresia e lembranças: haverá consigo notas de violão, passos de dança e vozes que ecoam paz. Na próxima sexta-feira (1º) e sábado (2), às 20 horas (nos dois dias), o palco do anfiteatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) se transformará em cenário para o espetáculo "Uma Canção pela Paz - A Fafi conta Maurício", homenagem poética e sensível ao centenário de nascimento do violonista capixaba Maurício de Oliveira.

Mais do que uma apresentação, o espetáculo será um reencontro com a memória de um artista, que, se vivo, teria completado 100 anos no último dia 19 de julho. Ele fez da música um idioma universal. Unindo teatro, dança e canções executadas ao vivo, a montagem celebrará a trajetória de Maurício e seu legado de beleza e resistência; um convite à arte como abrigo em tempos de incerteza.

A obra tem dramaturgia original e direção artística de Alvarito Mendes Filho, com um elenco composto por estudantes da Fafi. Mais de 30 artistas entre músicos talentosos e bailarinas se revezarão no palco fazendo de cada cena uma sinfonia de corpos, sons e intenções.

Na regência dessa criação, nomes como Anna Claudia Perin Vidigal (coordenação musical), Matheus Oliveira (preparação vocal), Danúbia Aires de Souza (coordenação de dança) e Gil Mendes (preparação corporal e coreografias) guiam o elenco com mãos firmes e sensíveis.

A trilha sonora será interpretada por músicos como André Rosalem Signorelli (piano), Phillipp Silva Areias (violão), Anna Paula Perin Vidigal (flauta transversal) e Gabriel Novais de Almeida (percussão).

"O espetáculo é uma oportunidade única de conectar o passado e o presente por meio da arte, homenageando um dos maiores nomes da música capixaba e reafirmando o papel da Fafi como espaço de formação, memória e resistência cultural", afirma a gerente da Escola, Fátima Rodrigues Burzlaff.

A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Elenco: Aleff Eller, Bruna Rocha, Débora Rizzi, Glever Dutra, Juan Escossia, Jhon, Letícia Sansi, Mayara Maria, Mendonça, Miguel Sant'Ana, Tatá, Vicenza, Vitorino Emílio Franz Junior e Wesley Mendonça.

Bailarinas: Bárbara Charpinel de Souza, Brídali Barreto da Penha, Clara Campos Sipolatti Conti, Clarisse Marques dos Santos Vallejos, Ester Nascimento Brum, Julia Brenda Miranda Araújo, Lais Scarlaet Chagas R. Alves, Pamella Santos, Sarah de Almeida Souza, Teodora Ferreira Schneider e Vanessa Nogueira Silva.

Entre cordas, acordes e coreografias, uma vida se refaz em cena

Filho de pescador e lavadeira, autodidata e apaixonado pela sua cidade natal, Vitória, Maurício de Oliveira eternizou a cultura brasileira com interpretações que foram da música popular ao erudito, com execuções e gravações tanto da obra de grandes compositores da MPB como Garoto, Ernesto Nazareth, Dilermando Reis, Jacob do Bandolim e Turíbio Santos, como também da obra erudita de Heitor Villa-Lobos. Seu violão não falava: cantava. Cantava a paz.

Maurício de Oliveira passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

Recebeu no decorrer de sua vida inúmeros prêmios entre os quais se destacam o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia e o prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários músicos da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo.

Após seu falecimento, em 2009, a Faculdade de Música do Espírito Santo passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira".

Serviço:

Espetáculo "Uma canção pela paz - A Fafi conta Maurício".

Quando: sexta-feira (1º) e sábado (2) às 20 horas (nos dois dias).

Onde: Anfiteatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) - Avenida Jerônimo Monteiro, 656 - Centro Histórico de Vitória.

Classificação indicativa: Livre.

Entrada: Franca.

Informações: (27) 99846-8246 | agendaFafi@gmail.com.