Trilhas históricas da Gruta da Onça serão recuperadas e sinalizadas
Publicada em
Por Syria Luppi, com edição de SEGOV/SUB-COM
Alice Costa
Fernanda Neves Gomes
As trilhas antigas do Parque Natural Municipal Gruta da Onça serão recuperadas e a cidade vai ganhar mais uma grande atração de lazer e de contato com a natureza.
Foi assinado, na última terça-feira (29), o aditivo ao Termo de Compromisso entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a empresa Brasitália para dar reinicio ao Projeto Caminhos da Capixaba.
O projeto é assinado pela administração do próprio parque e consiste em um investimento de R$ 180 mil para a construção de quatro tipos de trilhas: curta, média, longa e total, adaptando assim o local para a visitação das trilhas antigas criadas pelos escravos e até mesmo índios do século passado.
Serão implantadas placas indicativas bilíngues que não apenas darão dicas de acesso, mas uma exposição completa sobre a história do local. O projeto Caminhos da Capixaba ainda prevê uma ampla pesquisa histórica e arqueológica de toda área da Gruta da Onça. O trabalho será conduzido pelo Instituto Últimos Refúgios.
A execução do Projeto Caminhos da Capixaba deve estar concluída em seis meses. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, afirmou que o projeto vai contribuir para o resgate histórico do Centro e para o turismo na capital.
"Essa é uma forma inovadora de locação de recursos de compensação ambiental. Esse trabalho pode ser implementado em outros parques naturais da cidade.A cidade de Vitória dá exemplo e se torna uma referência para outros municípios".