Imprensa
Semana da Criança: fim de semana de brincadeiras, show com Macakids e vacinação
Publicada em | Atualizada em
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória preparou uma grande comemoração para o Dia das Crianças com direito a festa em vários pontos da cidade.
O primeiro dia da programação foi o sábado (8), no Parque Pedra da Cebola, recheado de muita diversão. Além de apresentações musicais, contação de histórias, Circuito da Saúde e vacinação, teve a presença do grupo Macakids, turminha formada pelo do Caco, Babu, Drika e seus amigos, que ajudam a preservar a natureza e ensinam isso em forma de entretenimento para a criançada.
"A cidade de Vitória está em festa. Iniciamos as comemorações do dia das crianças e também o dia da conscientização da paralisia cerebral. Essa é uma grande festa, não só do dia das crianças, mas estamos mostrando a inclusão, a integração, o respeito à pessoa com deficiência, e uma nova visão que nós temos hoje da população de Vitória. É uma cidade cada vez mais integrada, com cada vez mais empatia e cada um cuidando do outro. Inclusão é a palavra chave. Esse primeiro dia da Semana das Crianças foi uma festa linda, onde celebramos a inclusão, a acessibilidade, a arte e a cultura capixaba", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O bem-estar e a saúde da criançada são prioridades para a gestão, por isso, a ações de conscientização sobre os cuidados com a alimentação, imunização e atividades físicas também fizeram parte da programação.
Quem prestigiou o evento e ficou encantada foi Ivânia Félix, mãe do pequeno Nícolas Gaberiel. "Está tudo muito lindo, muito bem organizado. Estou encantada. Meu filho aproveitou bastante foi um pouquinho em cada brinquedo. Gostamos muito".
No domingo (10), a comemoração foi no Parque Moscoso. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) levou o Circuito da Saúde, com atividades físicas para as crianças, orientações para saúde bucal e alimentação saudável, além de instruções sobre a erradicação do mosquito transmissor da dengue e vacinação.
Foram ofertadas vacinas contra a Influenza, Covid-19, Meningite C, HPV, Poliomielite e Multivacinação.
Durante os dois dias de evento as crianças pintaram o rosto e apreciaram apresentações circenses, além de se deliciarem com pipoca, algodão doce, e brincarem bastante no pula pula, castelão e tobogã. Além das brincadeiras, houve a distribuição de 1,5 mil revistas Macakids.
12 de Outubro
No dia 12 de outubro, a PMV promove uma grande festa no Parque Moscoso, a partir das 8h30. A programação começa com a apresentação dos cães da Polícia Rodoviária Federal e palestra com a ONG Anjos na Estrada. Às 9h30, a Guarda Municipal realiza uma contação de histórias para a criançada presente no Parque. Das 10h às 12h, os estudantes da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi) farão belíssimas apresentações culturais de dança, teatro e música. A tradicional Banda da Guarda vai encerrar o evento a partir das 12h.
A Praça da Ciência também vai receber uma programação especial no Dia das Crianças, com brincadeiras; apresentações da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu e da Emef João Bandeira.Também haverá o tradicional parabéns em homenagem aos 23 anos da praça.
Vacinação
Na próxima quarta-feira (12), também haverá vacinação contra a Covid-19, Influenza, Poliomielite, Meningite C, Meningo ACWY, HPV e Multivacinação.
A vacinação será no Parque Moscoso, das 8h às 15h; na Praça da Ciência, das 8h às 12h; e nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Maruípe, Conquista e Santo Antônio,também das 8h às 15h.
Quem pode se imunizar?
Influenza: Pessoas com seis meses ou mais.
Meningite C: Trabalhadores da Saúde
Multivacinação: Crianças e adolescentes menores de 15 anos
Meningo ACWY: Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos (que não foram vacinados a partir dos 10 anos).
HPV: Meninos e Meninas de 9 anos a menores de 15 anos
Covid-19: Primeira e segunda doses para pessoas com 3 anos ou mais; Terceira dose para pessoas acima de 12 anos; Quarta dose para pessoas acima de 18 anos, que tomaram a D3 há 4 meses; Quarta dose para pessoas acima de 60 anos, que tomaram a terceira há 3 meses.