Notícias
Reurbanização: avenida Jair Etienne Dessaune recebe segunda concretagem da laje
Publicada em 16/01/2025, às 17h00 | Atualizada em 16/01/2025, às 17h01
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais um acesso entre as avenidas Vitória e Marechal Mascarenhas de Moraes está se consolidando. A segunda concretagem da laje da avenida Jair Etienne Dessaune foi realizada nesta quinta-feira (16), e o prefeito Lorenzo Pazolini visitou a obra.
A obra criará um importante acesso entre as avenidas Vitória e Marechal Mascarenhas de Morares, que no trecho do centro de Vitória até a avenida Leitão da Silva, na Praia do Suá, conta apenas com três vias que interligam diretamente estas duas avenidas - a rua Dom Bosco, a avenida Paulo Müller e a avenida João Santos Filho.
Serão beneficiados diretamente, com a reurbanização da via e a ampliação do número de faixas de tráfego, os moradores e motoristas que precisam trafegar pelos bairros Bento Ferreira, Ilha Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Consolação e Horto.
As intervenções atendem, ainda, à demanda do setor de drenagem da secretaria de Obras, pois a readequação da estrutura da galeria permitirá a manutenção da rede de macrodrenagem nesse trecho, conforme já executado no trecho entre as Avenidas Cesar Hilal e Chafic Murad.
O nível da tampa da galeria está sendo rebaixado, criando assim novas faixas de tráfego e permitindo a travessia segura de pedestres. Uma ciclovia está sendo construída no canteiro central. O investimento é de R$ 8.050.500,00 e a obra gera 72 empregos diretos e 107 indiretos.
Foram seis décadas de espera desde a primeira da comunidade. "Moro aqui desde que o local era um mangue e uma vala aberta com esgotos", afirmou Dolores Fraga Borges, 92 anos, residente na avenida desde 1959. "Agora, com esta obra, vamos acabar com o risco de doenças e vamos poder transitar com segurança", completou.
"Com essa reurbanização da avenida Jair Etiene vamos entregar para a cidade um novo importante acesso entre as avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Vitória", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Morador, líder comunitário do bairro Ilha de Monte Belo e ex-vereador por Vitória, Luiz Coutinho, o Luizinho, lembra que o pedido para a urbanização é antigo. "O pedido para urbanizar esse valão não começou de agora. Desafiou mais de dez prefeitos. Nos anos 80 a obra chegou a ser anunciada. Mas os recursos foram remanejados para outra atividade. Hoje estamos vendo nosso sonho sendo realizado", disse.