Regata Navegantes do Futuro foi a primeira competição dos alunos dos projetos sociais (ampliar)
Jansen Lube
Lídia Monique, 12 anos, quer continuar no esporte e competir mais (ampliar)
Alunos do projeto Vela para Todos, da Prefeitura de Vitória, e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) participaram da Regata ICES Navegantes do Futuro, na manhã deste sábado (14), na Praia do Canto.
A competição, idealizada pelo Iate Clube, começou com um café da manhã reforçado para os participantes e suas famílias e contou com premiação. Quem recepcionou o grupo foi o comodoro do Iate Clube, Fabiano Alves.
"Nós temos uma parceria com a Prefeitura de Vitória, que é o projeto Vela para Todos. E temos o projeto junto com a Eames. São dois projetos sociais que atentem mais de 400 crianças, de 7 a 14 anos, e visam incentivar as crianças de escolas públicas a participarem do esporte , mas também aprendem disciplina, desenvolvem coordenação motora, responsabilidade e técnica", pontuou.
"Estamos dando oportunidade dessas crianças conhecerem um novo esporte que, geralmente, não está tão acessível. É um novo aprendizado, uma modalidade que é muito forte no Brasil, mas que depende de equipamentos com custo maior. É uma parceria boa entre iniciativa privada e administração pública levando proporcionando oportunidade para todos", destacou o secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi.
Uma das competidoras foi a estudante Lídia Monique Barbosa, de 12 anos. "O pré-requisito é ter boas notas, ser aluno nota 10, e eu sou bem dedicada no colégio. Estou no projeto há dois anos, onde aprendo diariamente a trabalhar em equipe e a disciplina para ser um bom navegador. É muito gratificante poder competir hoje", pontuou.
Já o estudante Gabriel Demuner, de 12 anos, só conheceu o esporte no projeto. "Comecei muito empolgado porque era um esporte novo e eu não sabia o que esperar. Quero ter um futuro na vela e continuar competindo. Acredito que ajudou muito a mudar minha personalidade", contou o garoto.
O Comandante da EAMES, o Capitão de Fragata Ricardo Carvalhaes, prestigiou o evento. "É uma ação que visa proporcionar aprendizado e integração através do esporte. O programa é voltado para crianças de escolas públicas e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a oportunidade de aprender técnicas, manobras e fundamentos teóricos sobre regatas e esportes náuticos", completou.
Vitória se destaca como uma potência no esporte náutico no Espírito Santo e já foi palco de diversas competições, entre elas: Snipe Meth Race, campeonato de canoa havaiana (Va'a), Regata Volta da Taputera, entre outras.
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a iniciativa fomenta a criação de novos campeões. "É a oportunidade de se tornar um atleta, mas que também precisa estar com a escola em dia. O que queremos é formar cidadãos com boa educação e que acreditam em uma cidade melhor", lembrou o prefeito.
Jansen Lube
A parceria entre a prefeitura, EAMES e Iate Clube (ampliar)
Jansen Lube
Gabriel Demuner, 12 anos, é aluno do projeto (ampliar)