Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rede de alta velocidade interliga 234 prédios da Prefeitura de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Servidor trabalhando, computador, conteúdo verticalizado
Rede proporciona alto desempenho na troca de informações entre os servidores

Todos os bairros do município de Vitória estão cobertos pela rede Metrovix. Com isso, dos 304 prédios da administração municipal, 234 estão interligados pela rede de alta velocidade, que tem 140 km de extensão e interliga todas as redes municipais de Educação e de Saúde.

Com o objetivo de aumentar a disponibilidade da rede, a Prefeitura de Vitória, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/SubTI), está em processo de contratação para disponibilizar mais de duas interligações por unidade.

Por meio dela foram interligados diversos prédios da administração municipal, oferecendo serviços de atendimento, videomonitoramento urbano e outros serviços que necessitam do tráfego de dados digitais. A rede também dará suporte para o projeto de rádio móvel de comunicação de voz, que será usado pelos agentes municipais de trânsito, agentes comunitários de segurança, fiscais ambientais e vigilância patrimonial, dentre outros.

A Metrovix é uma infovia que faz parte do Redecomep, projeto de iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), implantado em 2007 para atender órgãos públicos e centros de ensino e pesquisa. Constituída por cabos de fibra óptica, proporciona alto desempenho na troca de informações, possibilitando melhor qualidade no atendimento dos serviços demandados pela população.

A rede conta com três centros de roteamento de dados nas seguintes localidades: Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC), Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) e o Palácio Municipal.

Matérias relacionadas

Sistema de Gestão Escolar: tecnologia a favor da educação municipal

Unidades de saúde, PAs e Centro de Especialidades já estão informatizados