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Unidades de saúde, PAs e Centro de Especialidades já estão informatizados
Publicada em
Por Luana Amorim, com edição de Matheus Thebaldi


As 28 unidades de saúde de Vitória, os dois Pronto-Atendimentos e o Centro Municipal de Especialidades já estão informatizados. Os moradores de Vitória são cadastrados e acompanhados em todos os serviços. A informatização facilitou o acesso dos pacientes ao sistema de saúde. A agenda pode ser feita diariamente durante o horário de funcionamento das unidades.
Segundo a subsecretária de Apoio Estratégico, Catarina Pelacani, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a informatização das unidades de saúde em 2007, preparando a infraestrutura necessária para receber os computadores e interligá-los à rede de dados. "Foram muitos momentos de capacitação direta realizados nas unidades e atingindo 100% dos servidores", disse Pelacani, que completou:
"Hoje, a tarefa está concluída. Todas as unidades, os Pronto-Atendimentos e o Centro de Especialidades estão informatizados. Os profissionais conseguem visualizar os atendimentos feitos pelos usuários em toda a rede de atenção, os resultados dos exames de laboratório e de RX estão disponíveis no prontuário eletrônico do paciente, não sendo mais necessário fazer a impressão destes e nem revelar os filmes, contribuindo com o meio ambiente".
O investimento é de quase R$ 18 milhões. A capital é o primeiro município do Estado a ter a saúde informatizada. O sistema foi desenvolvido por técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SUB-TI). O secretário Luiz Carlos Reblin explicou que, se um paciente cadastrado na unidade Santa Luiza procurar o PA, o médico vai poder identificar se ele faz acompanhamento ou é hipertenso.
Segundo o secretário, a informatização ampliou o número de consultas oferecidas, uma vez que os faltosos são identificados e outro paciente é encaixado. Outro benefício é que os médicos podem acessar os exames laboratoriais dos pacientes via internet. As farmácias da rede municipal também acompanham os pacientes de acordo com o programa que ele esteja cadastrado.
A informatização auxilia o planejamento de ações e serviços de saúde, pois os relatórios de gestão são gerados e utilizados para melhoria da qualidade da atenção.
Nos PAs, é possível acompanhar a classificação dos usuários e o tempo de espera por atendimento de cada paciente. Todos os atendimentos podem ser acompanhados pelas referências técnicas e pela equipe de apoio da Semus, que, quando necessário, organiza o fluxo de acordo com a demanda.
Planilha
Os agentes de combate à dengue deixaram de usar a planilha manual e passaram a usar planilha eletrônica nas visitas aos imóveis. O sistema facilita o monitoramento dos focos e permite a intensificação das ações em locais onde o risco de proliferação do mosquito é maior.
Nos smartphones, os agentes registram os dados, como número de focos e depósitos de água existentes. A informação é transmitida via satélite e chega on-line a uma base com informações do imóvel e focos encontrados.
"As informações são transmitidas em tempo real ao CCZ, que programa as ações de bloqueio contra o mosquito onde é necessário", acrescentou a subsecretária Pelacani.

