Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Procon orienta consumidores a denunciar preço abusivo dos combustíveis

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Acesso à Posto de Gasolina
Consumidores devem denunciar caso encontrem preços abusivos nos postos de combustíveis

O Procon Vitória está acompanhando e monitorando o preço dos combustíveis nos postos da capital. A gerente do órgão, Herica Correa Souza, orienta que todos os consumidores devem exigir nota fiscal que discrimine o valor pago por litro de combustível e a quantidade abastecida. Em casos de abuso no preço em razão da falta de combustíveis, será necessário registrar a demanda no órgão.

O Procon está notificando o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos) para que envie as planilhas de preços médios aplicados na última segunda (21). A pedido do Ministério Público Estadual, uma equipe do Procon Vitória está nas ruas para uma ação de fiscalização preventiva de monitoramento.

As práticas abusivas ocorrem nos casos em que há elevação injustificada do preço aproveitando-se de uma determinada situação. O abastecimento de postos em Vitória está sendo prejudicado pela greve geral dos caminhoneiros. O Procon já está monitorando as notas de compra e venda de combustível nos postos da capital, entretanto, a greve poderá causar desabastecimento temporário.

Denúncias

A gerente do Procon Vitória orienta que os consumidores, ao se depararem com postos que elevaram os combustíveis, comuniquem imediatamente ao órgão, por meio do APP Procon Vitória ou pelo serviço Fala Vitória 156, acionando imediatamente a fiscalização.