Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Prefeitura entrega nova sede do Cmei Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Eduarda Miranda


Leonardo Duarte
A comunidade aguarda havia 13 anos pelo Cmei Jacy Alves Fraga
Após 13 anos de espera, enfim os moradores puderam curtir a escola
Leonardo Duarte
Secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou sobre a importância de uma boa estrutura pra ensino
Secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou sobre a importância de uma boa estrutura pra ensino

Um dia de pura alegria para a comunidade de Tabuazeiro, em Vitória. A espera de 13 anos pela nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga chegou ao fim. A creche foi entregue neste sábado (29).

Em 2021, a atual gestão assumiu o compromisso de realizar o sonho do bairro, investindo R$ 9 milhões para o projeto e a obra do novo cmei. "É uma escola que tem vínculos afetivos com os moradores. Meu marido estudou no Cemei Jacy e agora o meu caçula estuda também. É um colégio referência e que precisava de uma estrutura de qualidade", disse a autônoma Yara Vidigal. Ela acompanhava o filho Davi Lucca, de 6 anos, aluno do Cmei.

A pequena Maria Gabriela Reis, 4 anos, não vê a hora de ir pra aula na nova escola. "Eu quero estudar na sala grande e muito linda", contou a aluna.

A escola estava funcionando em um "puxadinho" e atendia a 231 alunos apenas. Agora, a unidade ampla terá capacidade para 540 estudantes.  

"Queremos que todas as crianças da nossa cidade tenham oportunidade de estudar em boas condições e que, assim, possam sonhar em serem professores, advogados, médicos ou qualquer outra profissão. Inaugurar o Cmei Jacy é poder festejar a vitória da educação e cumprir com o desejo antigo dos moradores de Tabuazeiro", pontuou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

A inauguração contou com apresentações de alunos, discursos, homenagens aos trabalhadores da obra e comemoração. "Ter um espaço de qualidade para a educação pública é potencializar o trabalho pedagógico. Sortear vagas para alunos é algo que ficou no passado. Mais que uma nova sede para o Cmei Jacy, estamos trazendo dignidade, respeito e certeza de que nossos estudantes e profissionais vão ter o melhor", pontuou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Novo CMEI Jacy Alves Fraga

ESTRUTURA

O novo espaço do CMEI tem duas salas para grupos 1, 2 e 3 com banheiro próprio, refeitório, pátio coberto, solário para os bebês, salas de Artes, recursos multifuncionais e leitura e três salas-ambiente, recepção de pais, secretaria, área administrativa e pedagógica e duas salas de maternal.

Para os grupos 4, 5 e 6, foram construídas seis salas, pátio coberto e refeitório, pátios descobertos com caixas de areia, bancos, jardins e brinquedos, auditório para 72 pessoas, rampa interna adaptada para pessoas com deficiência, cozinha, vagas de estacionamento para carros, motos e bicicletário e captação e reaproveitamento de água de chuva e sistema de energia solar.

HISTÓRICO

Após inúmeros entraves políticos e abandono total por oito anos, a atual gestão teve que realizar um novo projeto estrutural e, só então, dar início às obras.

Foi necessária a construção de muro de contenção e drenagem do entorno do terreno. Os projetos foram revisados e um novo orçamento foi elaborado para então chegar à conclusão e entrega deste ambiente educacional.

Leonardo Duarte
Parede de escalada no Cmei Jacy Alves, em Tabuazeiro
Inovação e tecnologia: parede de escalada da nova escola
Leonardo Duarte
Apresentaação de alunos do cmei Jacy Alves
Apresentação dos alunos do grupo 6 durante a inauguração