Notícias
Prefeito visita obras da nova sede da Emef Irmã Jacinta, no Romão
Publicada em 25/04/2023, às 12h30 | Atualizada em 25/04/2023, às 12h31
Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O novo prédio da Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima está sendo construído na rua Orlando Aguiar, no bairro Romão, no terreno onde funcionou a escola. Atualmente, ela atende à 485 estudantes, na Ilha de Santa Maria. Na manhã desta terça-feira (25) l, o prefeito Lorenzo Pazolini visitou a obra de construção da nova sede da escola.
A visita contou com a presença de lideranças comunitárias da região e dos secretários de Obras Gustavo Perin e de Educação Juliana Rohsner. As visitas técnicas são necessárias para o prefeito e integrantes das secretarias beneficiárias do empreendimento conhecerem o futuro equipamento e acompanharem o andamento das obras.
Para a construção da nova Emef foram necessárias três obras anteriores: a demolição da estrutura antiga e a execução de uma de contenção de encosta e outra de drenagem, pois o terreno é acidentado. Todas estas intervenções estão previstas em um único contrato de R$ 13.599.000,00, com prazo de conclusão de 900 dias.
O empreendimento tem o potencial de gerar 103 empregos diretos e 155 empregos indiretos. Os cálculos são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A Prefeitura de Vitória recomenda a contratação de mão de obra local.
A EMEF terá 3.876 metros quadrados de área construída em quatro pavimentos. A área da quadra e recreação será coberta. A rua de acesso à escola será urbanizada com calçada cidadã, jardineiras e terá um estacionamento com 16 vagas de veículos e bicicletário com 7 vagas.
O prefeito lembrou que a obra é esperada há dezessete anos pela comunidade. "Em breve teremos uma EMEF que vai atender as comunidades do Cruzamento, Forte São João e Romão. Os alunos que aqui vão estudar terão a oportunidade de escrever uma nova história para essas comunidades e para a cidade de Vitória. Essa é a nossa contribuição enquanto gestor", disse.
O secretário de Obras Gustavo Perim explicou que são quatro obras e um único contrato. "São quatro obras em sequência, sem etapas. Assim ganhamos tempo com uma única licitação e com uma única empresa envolvida em todas as fases do empreendimento", afirmou. "Nossos estudantes terão uma escola de qualidade, com espaço físico planejado e adequado para eles", comemorou a secretária de Educação Juliana Rohsner.
Gilson Barcelos presidente do Movimento Comunitário do Romão comemorou o andamento das obras. "A comunidade agradece o empenho da atual gestão que teve a coragem de atender às necessidades dos estudantes e construir essa EMEF, que há dezessete anos é aguardada".
A nova edificação terá 14 salas de aula e áreas de apoio assim distribuídas: Conjunto Direção/Administrativo: composto de direção e secretaria; conjunto técnico/pedagógico composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento; Conjunto Pedagógico composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca; Conjunto Recreação/Assistência composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto e Conjunto Auditório composto de auditório e camarins.
No primeiro pavimento, com 277 metros quadrados, serão instaladas a entrada principal, pátio descoberto, escadas, espera, secretaria, arquivo, direção, área de serviço, banheiros acessíveis masculino e feminino, depósito de material didático e elevador.
A área do segundo pavimento é de 1.095,35 metros quadrados onde ficarão o pátio coberto, quatro salas de aula, sala de recursos multifuncionais, parquinho, horta, depósito de equipamento de música, coordenação, banheiros masculino e feminino, banheiros acessíveis masculino e feminino, refeitório, cozinha, serviços, escadas e elevador.
O terceiro pavimento, com 1.067 metros quadrados, contará com oito salas de aula, sala de artes, vídeo, planejamento, professores, coordenação, grêmio, pátio coberto, área de serviço, banheiros masculino e feminino, banheiros acessíveis masculino e feminino, escadas e elevador.
Na área do quarto pavimento a escola contará com um auditório para 135 pessoas com camarins e banheiros, sala de múltiplo uso, informática, biblioteca, ciências, coordenação, depósito de material de educação física e área de serviço dispostos em com 709 metros quadrados. Os vestiários masculino e feminino, vestiários acessíveis masculino e feminino, quadra poliesportiva coberta, recreação coberta e descoberta terão 715 metros quadrados.