Notícias
Pela 2ª vez em menos de uma semana, Guarda prende assaltantes uma hora após roubarem carro
Publicada em 02/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 02/04/2025, às 16h18
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) detiveram quatro criminosos após assaltarem uma motorista de aplicativo, de 42 anos, na Serra. As prisões aconteceram na Ilha do Frade, no final da tarde desta terça-feira (1º). No último sábado (29), ocorreu uma ação semelhante.
Na terça (1º), o veículo foi tomado de assalto em Manguinhos, na Serra, por volta das 14h40. De acordo com registro do caso, a motorista de transporte por aplicativo contou que atendeu ao chamado de uma corrida para Novo Horizonte. No ponto de embarque, quatro indivíduos entraram no carro e seguiram viagem para Bicanga.
"A vítima contou que, enquanto refém, chegou a ser obrigada a ficar entre dois assaltantes no banco traseiro do carro. Foram levados o celular, o relógio digital, dinheiro e documentos do motorista, além do carro. A vítima conseguiu pegar um telefone emprestado e comunicou o roubo para o Ciodes-190, informando os dados do veículo", descreveu o inspetor Calegari, do Grupo de Apoio Operacional (Gaop) atuou em conjunto com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), ambos da Guarda de Vitória.
Uma hora depois, o carro foi identificado com a ajuda da tecnologia da Guarda de Vitória.A Central de Monitoramento visualizou o veículo com restrição de furto e roubo e repassou as informações para as equipes de patrulhamento.
"A Central de Monitoramento foi repassando os detalhes e o local enquanto as equipes da Guarda de Vitória seguiam para a abordagem. Três foram abordados de imediato e um quarto tentou escapar mas também acabou detido. Um deles relatou que o objetivo do roubo era 'pegar uma praia'", completou o inspetor.
Ao todo, quatro indivíduos foram detidos, sendo três com 18 anos e um adolescente. Os objetos roubados da motorista foram recuperados. A ocorrência foi levada para a Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle).
Ação semelhante
Esse é o segundo caso no qual a Guarda de Vitória, por meio de uma ação rápida e precisa, recupera veículo roubado em um curto espaço de tempo. Na ação do último sábado (29), uma equipe da Guarda também recuperou um carro roubado de um motorista de aplicativo na Serra. Na ocasião, três criminosos foram detidos na Mata da Praia.
Cinco horas antes, o veículo foi tomado em assalto na Praia da Baleia, na Serra. O motorista de transporte por aplicativo contou que foi rendido por dois homens jovens, sendo que um deles apontou o que seria uma arma e exigiu o veículo.
Por volta das 21h, o carro roubado - modelo Meriva - foi visualizado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória circulando pela capital. Logo, as equipes de patrulhamento foram acionadas.
"Com as informações da Central de Monitoramento, visualizamos o veículo com três ocupantes na Avenida Dante Michelini e, ao dar ordem de parada, o condutor não atendeu, seguindo para o interior do bairro Mata da Praia", descreveu o guarda Barcelos, da Equipe 12h da Guarda de Vitória.
Durante o acompanhamento, um dos ocupantes arremessou objetos pela janela, o que posteriormente os guardas descobriram ser drogas. Na condução do veículo estava um indivíduo de 21 anos. Ele não possui habilitação. No caminho da fuga a pé, as equipes encontraram uma réplica de pistola semiautomática. Já no interior do carro havia uma mochila com objetos pessoais e documentos do motorista de aplicativo, além de duas facas e um estilete.