Notícias

PDU: revisão contempla calçadas mais largas e limitação de altura de prédios

Publicada em 22/11/2016, às 12h10

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Calçada Cidadã
Revisão do PDU prevê a ampliação do afastamento frontal das edificações dentro dos seus terrenos, aumentando o espaço livre nas calçadas

Ruas mais amplas e frescas, calçadas acessíveis e espaços com mais árvores. A minuta de lei do Plano Diretor Urbano (PDU), que é a legislação que determina as regras para o crescimento e funcionamento de Vitória, apresenta algumas novidades para tornar a cidade mais agradável para os pedestres, sendo um estímulo para mais caminhadas e uma vida mais saudável.

A revisão da legislação, que acontece desde 2014 com debates e seminários, prevê a ampliação do afastamento frontal das edificações dentro dos seus terrenos - de quatro para seis metros - nas principais vias da cidade, como nas avenidas Nossa Senhora da Penha, Leitão da Silva, Vitória, César Hilal, Marechal Mascarenhas de Moraes, Fernando Ferrari e Norte-Sul.

No futuro, as novas edificações a serem construídas nesses locais estarão mais recuadas para dentro do terreno, ampliando, assim, o espaço entre a edificação e a calçada. Com isso, a sensação será mais agradável para o pedestre, que terá mais espaço livre nas calçadas, bem como para a cidade, que poderá ganhar novos canteiros e jardins, por exemplo.

Limitação da altura de construções

Arquivo PMV SECOM
Panorâmica de Vitória
Legislação prevê limitação de altura das construções em terrenos da orla da cidade em 19 bairros

Outra medida é a limitação de altura das construções em terrenos da orla da cidade em 19 bairros. A proposta é ter edificações de até quatro pavimentos. Assim, o munícipe terá sempre o contato visual com o mar, com a baía de Vitória e a contemplação das nossas belezas.

"Outra novidade é a implantação de arborização dos estacionamentos descobertos. A proposta é que, a cada três vagas de estacionamento, seja plantada uma árvore. Assim, nossa cidade fica mais sombreada e agradável", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Minha Vitória

Para debater as propostas da minuta da lei para a revisão do PDU, os moradores poderão participar das assembleias territoriais nas nove regiões da cidade, a partir de 5 de dezembro deste ano. Nelas serão apresentadas todas as mudanças da nova legislação para os próximos 10 anos.  Veja o calendário aqui.

Durante os encontros, acontecerá a eleição dos delegados, que são moradores que se candidataram previamente para acompanhar o processo de revisão até a aprovação da lei na Câmara de Vereadores. As inscrições podem ser feitas até esta quarta (23). Podem participar da seleção eleitores de Vitória. 


Voltar ao topo da página