Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Objetivos do Milênio: Coleta e tratamento do lixo garantem qualidade de vida

Publicada em | Atualizada em

Por João Paulo Pereira, com edição de Angèle Murad


Kadidja Fernandes
coelta de lixo
A varrição das principais vias e a coleta de lixo domiciliar e comercial são feitas de segunda a sábado, inclusive nos feriados, em toda a capital

Vitória é uma cidade que busca oferecer qualidade de vida e respeitar o meio ambiente e, por consequência, ir ao encontro de um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Nesse sentido, também se preocupa em lidar adequadamente com o lixo. Única capital do país com rotina diária de coleta de resíduos, Vitória acabou com os lixões e adota a reciclagem como ferramenta destinada a poupar recursos naturais e gerar emprego e renda.

No município, a varrição das principais vias e a coleta de lixo domiciliar e comercial são feitas de segunda a sábado, inclusive nos feriados, em todos os bairros.

Para aqueles que gostam de praia, a coleta de lixo e a varrição da areia e do calçadão diárias propiciam melhores condições de lazer. As áreas de restaurantes recebem atenção das equipes de limpeza durante os dias úteis e também nos fins de semana.

A Secretaria Municipal de Serviços (Semse), que já limpava a baía de Vitória e os manguezais da capital periodicamente, iniciou uma nova forma de trabalho no início deste ano.

"Convidamos as prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica para um esforço simultâneo de limpeza da baía de Vitória e dos manguezais. Ao final de dois dias, os quatro municípios retiraram do meio ambiente mais de cem toneladas de resíduos", lembrou o secretário de Serviços de Vitória, Daniel Leite.

Destinação

Elizabeth Nader
Gari recolhe lixo em Mutirão de Limpeza na Praia da Capitania dos Portos
Em uma parceria inédita, municípios da Região Metropolintana ajudar a capital na limpeza da baía de Vitória

Não existem mais lixões em Vitória. Os materiais recolhidos pelo caminhão de lixo, que não podem ser reciclados, são levados à Unidade de Transbordo, situada em Resistência, onde são pesados.

Na unidade, o lixo dos caminhões é transferido diretamente para carretas. Em seguida, é levado para destinação final em aterro sanitário licenciado.

"Durante o transbordo, os materiais não entram em contato com o solo, o que reduz os impactos ambientais", disse Daniel.

Os recicláveis coletados nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) são doados às associações de catadores conveniadas à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger). As associações separam, prensam e vendem os materiais.

Matérias relacionadas:

Série de matérias vai mostrar ações de Vitória para atingir objetivos do milênio

Objetivos do Milênio: Vitória leva moradia digna à população de menor renda

Objetivos do Milênio: Restaurante Popular garante acesso à alimentação saudável

Objetivos do Milênio: Banco de Alimentos contribui para a erradicação da fome

Objetivos do Milênio: Projetos integram comunidades e democratizam o aprendizado

Objetivos do Milênio: Saúde prioriza crianças e gestantes e prevenção de doenças