Nova unidade de saúde de Alagoano vai realizar 350 atendimentos por dia
Publicada em
Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM
Divulgação Semus
Unidade de Saúde Arivaldo Favalessa conta com cinco andares e vai realizar uma média de 350 atendimentos por dia
Os moradores dos bairros Caratoíra e Alagoano já podem contar com o atendimento da Unidade Básica de Saúde da Família Arivaldo Favalessa, que será entregue totalmente concluída neste sábado (14), às 10 horas.
Com uma estrutura física de 2.950 metros quadrados, a unidade vai realizar uma média de 350 atendimentos por dia, ampliando, ainda mais, o acesso da população aos serviços de saúde em Vitória, que, em maio, ganhou a 30ª unidade: Itararé.
A unidade foi construída em uma concepção moderna, com a fachada toda em película de vidro. O espaço conta com cinco andares, que comportam oito salas para consultórios médicos, três consultórios odontológicos, atendimento de assistência social, psicologia, fonoaudiologia, salas de vacina, de curativo, de avaliação inicial, de nebulização e de preparo para verificação de pressão, de glicemia e de aplicação de soro.
Além disso, há farmácia, laboratório, escovário, marcação de consulta para especialidades, sala de reunião e um auditório com 80 lugares.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância da entrega de mais um equipamento voltado para a saúde na capital. "A conclusão desta unidade de saúde faz parte do nosso compromisso com a população de Vitória, que é concluir todas as obras que estavam em andamento ou paralisadas na cidade. E a saúde é uma das prioridades do nosso governo. Vamos estabelecer uma saúde plena no município, que vai desde o atendimento inicial, passando por exames especializados até a internação, caso seja necessário".
"Esperamos que esse espaço, mais do que um ambiente bonito, seja um lugar de acolhimento e que as pessoas sintam-se bem. Desejamos que seja mais uma unidade para o cidadão de Vitória ter um atendimento de qualidade e resolutivo para promoção, prevenção e atenção à saúde", disse a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Equipe
Divulgação Semus
Espaço conta com consultório odontológico e equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar é composta por três equipes de saúde da família para a cobertura total do território onde a unidade está localizada, que é composto por mais de 7 mil moradores.
Dois pediatras, clínico geral, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, educador físico e assistentes administrativos estão à disposição dos pacientes. No consultório odontológico, trabalham três dentistas, três auxiliares de consultório dentário e um técnico de higiene bucal.
"Nossa unidade é privilegiada, já que tem a maioria de seus consultórios com vista para a baía de Vitória e é um lugar belíssimo. Além de todo o cuidado com a saúde, o morador poderá contar, também, com o apoio do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagismo (GATT) e do Grupo da Terceira Idade. Para as crianças preparamos o cantinho da leitura", disse a diretora da US, Fernanda Varejão Trancoso.