A escala dos transatlânticos que passarão por Vitória sofreu alteração e, neste domingo (2), das 9 às 13 horas, aportará em Vitória o navio de cruzeiro Albatroz, com 658 passageiros, a maioria alemães, e 351 tripulantes. A embarcação é de Bahamas e passa pela costa brasileira, vinda de Salvador com destino ao Rio de Janeiro.
Duas outras escalas que ocorreriam nos dias 23 de fevereiro (Imperatriz) e 22 e 28 de fevereiro (Horizon) foram canceladas. As demais paradas dos navios até março de 2011 foram mantidas. Diminuição do tempo das escalas em outras cidades, logística portuária e questões operacionais das agências marítimas são alguns dos motivos que levaram às mudanças nas paradas.
Na quinta-feira (30), o Horizon chega às 9 horas ao Porto de Vitória e, nesta sexta-feira (31), é a vez do Grand Holiday chegar às 11 horas, trazendo 1860 passageiros e 615 tripulantes, que passarão o ano-novo em alto-mar. Nas duas ocasiões, a previsão é que cerca de 350 pessoas, muitas vindas de outros estados, embarquem por Vitória.
Na manhã desta quarta-feira (29), às 9 horas, aportou em Vitória o Zenith, considerado um dos melhores navios de cruzeiro do Brasil pelos leitores de revistas especializadas. Apesar do tempo nublado, cerca de 300 turistas deixaram o navio por seis horas e foram conhecer os atrativos de Vitória de ônibus, táxis, vans ou mesmo a pé.
Diversão
Em companhia de três amigas, a advogada paulista Miriam Serafin Alves, que é passageira no Zenith, disse que se surpreendeu com a beleza de Vitória na entrada da cidade pelo porto. "Vamos para a praia de Camburi e depois passear pelo Centro, apesar do tempo fechado, pois é a oportunidade que temos de estar aqui somente hoje", planejou Miriam, ao destacar que pretende voltar com mais calma e ficar mais dias da próxima vez.
Uma estrutura para receber os turistas foi montada no Armazém 5 pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). O espaço para receber os visitantes foi climatizado e conta com banheiros, operadores e agentes marítimos. Guias de turismo contratados pela empresa de receptivo atendem os passageiros. Há ainda lojinhas de artesanato que oferecem produtos típicos.
Renda
Com a vinda dos cruzeiros, a expectativa é que haja movimentação de R$ 5,7 milhões na cidade, pois, em média, cada passageiro gasta R$100,00 ao descer do navio para conhecer o destino. Os 20 navios, que permanecerão no Brasil durante quase oito meses, deverão receber 886,8 mil turistas, dos quais cerca de 20% de estrangeiros. O número representa 23% a mais do que o apurado na temporada do ano anterior.