Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Jardim Camburi recebe campanha educativa de combate à violência contra a mulher

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Acácio Rodrigues


  • Igualdade de gênero
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube
Ação educativa da guarda municipal sobre a violência doméstica, as formas de identificar e como denunciar
Guarda Municipal, por meio do projeto Guarda Cidadã, realizou campanha educativa na feira de Jardim Camburi (ampliar)
Jansen Lube
Ação educativa da guarda municipal sobre a violência doméstica, as formas de identificar e como denunciar
Mulheres que passavam pelo local eram abordadas para tratar da campanha "Denuncie: O Silêncio Mata" (ampliar)

A campanha "Denuncie: O Silêncio Mata", que promove a conscientização no combate à violência contra a mulher, está repercutindo em toda a cidade. Nesta sexta-feira (29), foi a vez de a Guarda Municipal levar a ação educativa para a feira livre de Jardim Camburi. 

O secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, participou de toda a ação ao lado da gerente de Formação e Atenção Psicossocial da Guarda, Maria Odete Castiglioni.

"É uma satisfação para nós termos essa ação mais de uma vez por semana perto da comunidade. O bairro Jardim Camburi hoje (29) nos recebeu com carinho, e tivemos a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, cumprindo sua promessa de realizar essas abordagens de conscientização", disse o secretário.

Parabéns

"Temos uma violência tremenda contra a mulher. Ações como essa já estavam passando da hora de acontecer. Quando as pessoas se conscientizam, isso tende a melhorar. Parabéns a todos pela iniciativa", declarou Francisca Cardoso, moradora do bairro Jardim Camburi há mais de 40 anos.

Denúncias

"Estamos trabalhando para diminuir essas ocorrências, conscientizando as pessoas para que denunciem e nos ajudem a localizar e prender esses criminosos", afirmou.

Parcerias

Secretários de diversas pastas da Prefeitura de Vitória acompanharam a ação, entre eles, a secretária de Saúde, Thais Cohen.

"São princípios da saúde o cuidado e o vínculo. As pessoas começam a se aproximar do tema e, por vezes, começam a dar um exemplo do que viveram ou já viram. Essa aproximação é importante para que os grupos se encontrem e se fortaleçam para ações efetivas", destacou a secretária de Saúde.

Acolhimento

A Prefeitura de Vitória oferece atenção e acolhimento para vítimas de violência. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência presta o serviço na Casa do Cidadão, em Itararé.

Os telefones são: 3382-5464 / 3382-5465 / 3382-5391 e 99520-1927, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

"Nossa função é o primeiro trabalho. Quando uma mulher é violentada, ela busca atendimento especial, agendado por conta das demandas, e tudo isso antes de procurar a Guarda Municipal ou a Polícia Civil. Temos atendimento psicológico, social, tudo o que a vítima precisa naquele momento", explicou a secretária executiva do Conselho da Mulher, Elaina Tostes.

Jansen Lube
Ação educativa da guarda municipal sobre a violência doméstica, as formas de identificar e como denunciar
Materiais educativos foram distribuídos para mulheres que frequentavam a feira (ampliar)
Jansen Lube
Ação educativa da guarda municipal sobre a violência doméstica, as formas de identificar e como denunciar
Ação educativa contou com participação da Guarda Municipal e equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (ampliar)