Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estudantes da rede municipal de Vitória apresentam aprendizado em projeto com LEGO

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Culminância do projeto LEGO na EMEF Eliane Rodrigues, em Santo André
Culminância do projeto LEGO na Emef Eliane Rodrigues, em Santo André.

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues, localizada no bairro Santo André, apresentaram todo o aprendizado desenvolvido no primeiro semestre na culminância do projeto LEGO. A iniciativa, que envolveu tecnologia e inovação, desafiou a equipe a criar projetos com kits LEGO, utilizando conceitos de robótica para resolver problemas do mundo real.

A ação faz parte do programa First Lego League, promovido no Brasil pelo Instituto Positivo, em parceria com a organização norte-americana First e a marca global de brinquedos LEGO. O torneio, que acontece em formato colaborativo, tem como principal objetivo incentivar o interesse de crianças e jovens por ciência e tecnologia, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.

Para o estudante Jhon Cayo, do 7º ano, a experiência foi desafiadora. "Nós programamos o robô para realizar uma tarefa, mas ele não estava obedecendo. Foi difícil identificar o problema, mas, com esforço, conseguimos resolver. Mudamos o projeto e deu certo", disse.

Nicolas Anthony Farias Maia, do 8º ano, falou sobre fazer programação. "A montagem do robô foi a parte mais difícil, mas o que eu mais gostei foi programá-lo. Ver o robô funcionando como planejamos foi muito legal", afirmou.

A estudante Andressa Lima, também do 8º ano, disse que contou com o apoio da família e da equipe pedagógica. "Aprendi muitas coisas novas. Minha irmã fez um curso de programação e me ajudava em casa com dicas. A professora Daiane também foi essencial. Com a ajuda delas, conseguimos fazer nosso robô 'Elizabeth' realizar até quatro movimentos. Essa experiência vai me ajudar muito no futuro", disse.

O projeto na escola foi idealizado e coordenado pelo professor de informática educativa Thiago Vieira de Oliveira, que viu na iniciativa uma oportunidade de transformar a realidade local. "Sonhava em trazer robótica para a escola já há algum tempo. Quando surgiu o edital do programa LEGO, decidi participar e fomos contemplados. Desde então, foi um trabalho intenso, com a formação das equipes e o envolvimento direto dos estudantes. O mais gratificante foi ver como isso uniu a turma e despertou o interesse deles por ciência e tecnologia", destacou.

O professor ainda afirma que o projeto não apenas introduziu conceitos de robótica, mas também fortaleceu valores como empatia, colaboração e resiliência. "Nós, professores, atuamos como educadores, mentores, conselheiros e amigos. Ver o crescimento dos estudantes, a superação das dificuldades e o entusiasmo em aprender foi incrível. A robótica se tornou uma ferramenta de transformação aqui", completou.

A secretária de Educação Juliana Rohsner destacou a importância de projetos como esse para o desenvolvimento integral dos estudantes e ressaltou o potencial transformador da educação. "É emocionante ver nossos estudantes se dedicando tanto em projetos que vão além da sala de aula. A robótica, a programação e o trabalho em equipe não apenas desenvolvem habilidades técnicas, mas também mostram a esses jovens que podem ocupar qualquer espaço que desejarem. Com estudo, esforço e oportunidades, eles podem se tornar grandes profissionais, inovadores e líderes do futuro. Acreditamos neles, e é papel da educação abrir caminhos para que sonhem alto e saibam que são capazes de conquistar o mundo", finalizou.