Culminância do projeto LEGO na Emef Eliane Rodrigues, em Santo André.
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues, localizada no bairro Santo André, apresentaram todo o aprendizado desenvolvido no primeiro semestre na culminância do projeto LEGO. A iniciativa, que envolveu tecnologia e inovação, desafiou a equipe a criar projetos com kits LEGO, utilizando conceitos de robótica para resolver problemas do mundo real.
A ação faz parte do programa First Lego League, promovido no Brasil pelo Instituto Positivo, em parceria com a organização norte-americana First e a marca global de brinquedos LEGO. O torneio, que acontece em formato colaborativo, tem como principal objetivo incentivar o interesse de crianças e jovens por ciência e tecnologia, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.
Para o estudante Jhon Cayo, do 7º ano, a experiência foi desafiadora. "Nós programamos o robô para realizar uma tarefa, mas ele não estava obedecendo. Foi difícil identificar o problema, mas, com esforço, conseguimos resolver. Mudamos o projeto e deu certo", disse.
Nicolas Anthony Farias Maia, do 8º ano, falou sobre fazer programação. "A montagem do robô foi a parte mais difícil, mas o que eu mais gostei foi programá-lo. Ver o robô funcionando como planejamos foi muito legal", afirmou.
A estudante Andressa Lima, também do 8º ano, disse que contou com o apoio da família e da equipe pedagógica. "Aprendi muitas coisas novas. Minha irmã fez um curso de programação e me ajudava em casa com dicas. A professora Daiane também foi essencial. Com a ajuda delas, conseguimos fazer nosso robô 'Elizabeth' realizar até quatro movimentos. Essa experiência vai me ajudar muito no futuro", disse.
O projeto na escola foi idealizado e coordenado pelo professor de informática educativa Thiago Vieira de Oliveira, que viu na iniciativa uma oportunidade de transformar a realidade local. "Sonhava em trazer robótica para a escola já há algum tempo. Quando surgiu o edital do programa LEGO, decidi participar e fomos contemplados. Desde então, foi um trabalho intenso, com a formação das equipes e o envolvimento direto dos estudantes. O mais gratificante foi ver como isso uniu a turma e despertou o interesse deles por ciência e tecnologia", destacou.
O professor ainda afirma que o projeto não apenas introduziu conceitos de robótica, mas também fortaleceu valores como empatia, colaboração e resiliência. "Nós, professores, atuamos como educadores, mentores, conselheiros e amigos. Ver o crescimento dos estudantes, a superação das dificuldades e o entusiasmo em aprender foi incrível. A robótica se tornou uma ferramenta de transformação aqui", completou.
A secretária de Educação Juliana Rohsner destacou a importância de projetos como esse para o desenvolvimento integral dos estudantes e ressaltou o potencial transformador da educação. "É emocionante ver nossos estudantes se dedicando tanto em projetos que vão além da sala de aula. A robótica, a programação e o trabalho em equipe não apenas desenvolvem habilidades técnicas, mas também mostram a esses jovens que podem ocupar qualquer espaço que desejarem. Com estudo, esforço e oportunidades, eles podem se tornar grandes profissionais, inovadores e líderes do futuro. Acreditamos neles, e é papel da educação abrir caminhos para que sonhem alto e saibam que são capazes de conquistar o mundo", finalizou.