Notícias

Encontro com a escritora Silvana Pinheiro Taets e contação de histórias na Fafi

Publicada em 12/09/2011, às 14h14

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Grupo de Contadores de Histórias Akpalô
O grupo Akpalô também vai participar do programa Viagem pela Literatura desta semana, dentro da programação dos 460 anos de Vitória

Ela ama o mar, entende de bichos (pequenos e grandes) e se inspira na natureza para fazer poemas e escrever histórias para encantar crianças e jovens.

Silvana Pinheiro Taets é a convidada do programa Viagem pela Literatura desta terça-feira (13), às 15 horas, no auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi.

O encontro com a escritora faz parte da programação dos 460 de Vitória, que inclui a participação do Grupo de Contadores de Histórias Akpalô, após o bate-papo.

Silvana é capixaba, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pedagoga da rede estadual de ensino e autora de várias obras, como "História de Estrela" (1994), "O Jogo dos Sete Tempos" (1995), "Houve um Beija-Flor" (1998), pela Lei Rubem Braga, "Uma Luz no Fim do Beco" (2001), "Amar o Mar" (2004), "A Casa Rosa" (2004) e "Vitória, uma Ilha Cercada de Terra" (2007).

A propósito, em "Amar o Mar Mar", publicou o seguinte poema: "O barco parado na beira do mar/não é o mesmo barco, bom de remar. O barco parado na beira do mar/não é o mesmo barco que sai pra pescar. O barco imóvel na beira do mar/atraca no porto, não sai do lugar..." Além de livros, ela escreve roteiros de histórias em quadrinhos e outras produções voltadas para crianças e jovens. E mantém um blog literário: www.silvanapinheirotaets.blogspot.com, desde 2010.

Após bate-papo de Silvana Pinheiro Taets com o público está prevista a participação do Grupo de Contadores de Histórias Akpalô. Aliás, o nome no dialeto nagô significa justamente “contador de histórias, aquele que guarda e transmite a memória do seu povo”.

Para começar, o grupo vai narrar uma obra de Silvana, "História de Estrela", utilizando música e fantoches. Depois virão várias histórias de nosso folclore, a exemplo de "O Macaco e a Velha, "Os Sapinhos". A ideia é interagir com o público, despertando o interesse pelo universo da leitura, de forma lúdica e prazerosa.

Serviço
Viagem pela Literatura – Encontro com Escritor e Contação de Histórias
Atrações:
Silvana Pinheiro e Grupo de Contadores de Histórias Akpalô
Quando: terça-feira, 13 de setembro, às 15 horas
Onde: Auditório da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Informações: (27) 3381-6926 ou 3381-6927.
Entrada franca.


Voltar ao topo da página