Notícias

Dia do Manguezal: estudantes têm aula divertida e dinâmica sobre o ecossistema

Publicada em 29/07/2021, às 17h06 | Atualizada em 29/07/2021, às 17h09

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semmam
Dia do Manguezal
Mapa Gigante Interativo levou conhecimentos sobre o manguezal para os estudantes da Emef Francisco Lacerda de Aguiar (ampliar)

As aulas foram mais divertidas e dinâmicas nesta quinta-feira (29) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro.

Os estudantes andaram sobre o Mapa Gigante Interativo: Caminhando pelo Ecossistema Manguezal de Vitória, ouviram histórias e cantaram com o palhaço Passarim no vídeo "Tem Mágica no Manguezal" e participaram de outras atividades idealizadas com o objetivo de chamar a atenção para a riqueza de vida contida em um cenário tão próximo a eles: os manguezais.

A ação educativa "Roda de Conversa: Manguezal – Múltiplos Olhares" será repetida nesta sexta-feira (30), na Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´arc. Na quarta-feira (28), os mesmos atrativos fizeram sucesso entre as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras.

Dia do Manguezal

A estratégia integra a programação pelo Dia Mundial do Manguezal, comemorado dia 26 de julho, e foi elaborada em parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e de Educação (Seme).

"Os estudantes e professores da Emef Francisco Lacerda de Aguiar ficaram muito felizes em participar das ações sobre a importância do manguezal. A nossa comunidade é margeada por este ecossistema e muitas famílias da nossa comunidade escolar sobrevivem da cata de caranguejos e mariscos e da pesca", afirmou o diretor da escola, Elizeu Moreira.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, o Mapa Interativo cumpre uma importante função: "Alunos e professores são convidados a caminhar pelo nosso território, conhecendo e identificando os manguezais de Vitória, suas belezas e recursos naturais e, assim, perceberem a importância da preservação".

Divulgação Semmam
Dia do Manguezal
Estudantes ouviram histórias e cantaram com o palhaço Passarim no vídeo "Tem Mágica no Manguezal" (ampliar)

Vídeos

A apresentação teatral em vídeo do palhaço Passarim é um sucesso com as crianças, uma vez que utiliza diversos recursos de linguagem. Mais informativo, o vídeo "Manguezais da Baía de Vitória" trata de forma mais aprofundada das riquezas e da importância do manguezal. Os dois vídeos foram produzidos pela Codesa.

"Elaboramos uma programação voltada para diferentes públicos, com o objetivo de estimular os moradores de Vitória a criar novas atitudes com relação ao manguezal, com mais responsabilidade para a preservação deste ecossistema. Para a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, cuidar dos manguezais também é cuidar das pessoas, tão importante quanto cuidar de outras áreas, como saúde, educação e segurança", diz o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Programação

A programação pelo Dia Mundial do Manguezal continua. Até o dia 20 de agosto, sempre das 9 às 17 horas, haverá exibição do vídeo educativo “Manguezais da Baía de Vitória”, em parceria com a Codesa; exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares” e Mapa Gigante Interativo: Caminhando pelo Ecossistema Manguezal de Vitória, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André. Entrada gratuita.


Voltar ao topo da página