Imprensa
Cultura de Vitória realiza Audiência Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), realizou, nessa terça-feira (29), a Audiência Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro, realizado no Auditório Zemar Moreira Lima, localizado no Palácio Municipal, reuniu fazedoras e fazedores de cultura, conselheiros, representantes de coletivos, instituições culturais, da Câmara Municipal de Vitória, além da equipe técnica da Semc.
A PNAB é uma política nacional de fomento, oriunda do Ministério da Cultura (MinC), que visa promover a arte e a cultura em todos os entes federativos e estruturar um sistema de financiamento, com repasses contínuos e regulares de recursos. A capital capixaba receberá o valor de R$ 2.453.214,11 para executar o segundo ciclo da PNAB.
Para isso, a Semc promoveu a Audiência Pública com o objetivo de ouvir a sociedade civil e promover o diálogo com o setor cultural sobre os critérios, diretrizes e prioridades que irão orientar a implantação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), segundo ciclo da PNAB no município. "Esse momento de escuta é essencial para garantir a transparência, a democratização das decisões e o fortalecimento da participação social nas políticas públicas de cultura", afirmou a secretária executiva do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória, Camilla Tallon.
Durante o encontro, foram apresentados os princípios da nova política nacional, os caminhos possíveis para sua aplicação em Vitória e, ainda, algumas iniciativas da Semc para a realização da política: apresentações artísticas, cultura viva, exposições, ocupação dos equipamentos e/ou espaços culturais, festivais multilinguagens e apoio financeiro aos blocos de carnaval de rua.
Blocos de Rua
A iniciativa da Semc é fruto de um processo amplo e participativo. Desde a semana seguinte ao Carnaval de 2025, a pasta iniciou uma série de reuniões com representantes de blocos de rua, com o objetivo de ouvir suas demandas e iniciar, de forma conjunta, o planejamento do Carnaval 2026. Ao todo, foram cinco encontros, encerrados no último dia 14 de julho, com a participação de blocos tradicionais que desfilam no Centro Histórico da capital.
"Ao longo dos anos o Carnaval de Vitória vem numa crescente. Hoje nos consolidamos como um dos melhores do país, com grande número de turistas, geração de empregos e renda. Diante disso, da necessidade em aprimorar toda a estrutura dessa grandiosa festa, nos debruçamos em promover reuniões que foram fundamentais para mapear necessidades, pensar soluções e estruturar um plano de ação sólido. Segurança, ordenamento, limpeza, infraestrutura, meio ambiente -- tudo está sendo olhado com muito cuidado e antecedência", destacou o secretário de Cultura, Edu Henning.
"O prefeito tem sido um grande incentivador desse trabalho, que visa não apenas manter a festa, mas torná-la ainda mais estruturada, segura e representativa", completou Henning.
Participação popular
Ao todo, nesse processo, a participação popular foi organizada em três etapas: Consulta ao Conselho Municipal de Política Cultural, Audiência Pública e Consulta Pública Virtual (Mapa Cultural).
A Audiência Pública para apresentação das intenções e construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da PNAB foi realizada na noite da última terça-feira (29).
A Consulta Pública Virtual (Mapa Cultural), iniciada no início do último mês de junho (9), será concluída às 23h59 da próxima quinta-feira (31).
Além disso o Conselho Municipal de Política Cultural participou da Consulta Pública no último dia 15 e participará no próximo dia 05.
"Essas consultas com ampla participação de agentes culturais da cidade, consolidam mais um passo no processo de escuta e transparência da gestão municipal que contribui para o fortalecimento da política cultural da capital", finalizou o secretário.
Para participar da etapa que termina nesta quinta-feira (30), às 23h59, os interessados devem fazê-lo por meio do link https://mapa.cultura.es.gov.br/oportunidade/2056/