Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Concluída restauração do cruzeiro do Morro do Guajuru, na Praia do Canto

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Central de Serviços
Cruzeiro da chácara
A peça que forma o cruzeiro foi recuperada e será instalada assim que o tempo melhorar

A Prefeitura de Vitória aguarda somente o tempo melhorar para instalar a peça horizontal que forma o cruzeiro no Morro do Guajuru, no Parque Natural Municipal Von Schilgen, na Praia do Canto. O caminho escorregadio até o topo do morro devido às chuvas impede o trabalho dos operários. O compromisso da administração de instalar a peça no próximo dia 10 de agosto será cumprido com antecedência.

A peça horizontal em madeira que forma o cruzeiro, de 5 metros e 250 quilos, foi retirada, no último dia 10 de julho, pela Secretaria Central de Serviços e sua recuperação foi realizada na sede da secretaria, em Maruípe.

A remoção da peça, de 250 quilos, danificada pela ação do tempo, demandou grandes esforços dos operários por estar instalada no topo do morro, a 65 metros do nível do mar e fixada em uma haste vertical a mais de 10 metros da base do cruzeiro. 

A administração municipal reitera o compromisso com a vida dos funcionários responsáveis pela reforma do cruzeiro assim como o respeito às tradições religiosas dos munícipes, e pede a compreensão da população.

“Vamos recuperar o cruzeiro algumas semanas antes do prazo. Conseguimos retirar uma peça pesada e de difícil transporte sem causarmos nenhum acidente. Nosso objetivo está sendo alcançado. Recuperamos o cruzeiro – um importante símbolo religioso para a cidade de Vitória - e queremos reinstalar a peça no local priorizando a segurança dos nossos operários”, explicou o secretário da Central de Serviços Leonardo Gonçalves. A reinstalação será acompanhada pelos técnicos da Defesa Civil e por engenheiros da secretaria Central de Serviços.

Trilhas e caminhada

O Parque Natural Municipal Von Schilgen tem um local privilegiado, em pleno coração da Praia do Canto, no Morro do Gajuru. O local conta com uma área de 71.259,27 metros quadrados e um perímetro de 1.503,63 metros. O espaço é perfeito para meditação e caminhadas.

O parque conta com trilhas para caminhadas e contempla mais de 50 espécies de árvores e refúgio de aves silvestres. A chácara na qual o parque foi instalado possui duas residências da família de Nicolau Von Schilgen, uma delas do começo do século XX. Uma das residências é hoje sede administrativa, que conta também com um pequeno auditório.

A vegetação nativa e do entorno desempenha importante papel no clima, na ecologia e no paisagismo para os moradores da Praia do Canto. O parque é aberto à visitação e trilhas.