Notícias

Carnaval: campanha em blocos e rede social contra assédio

Publicada em 13/02/2020, às 16h38

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Divulgação Semcid
Campanha contra assédio no Carnaval
Frases como "Meu corpo, minhas regras" serão divulgadas e massificadas para a conscientização das pessoas (ampliar)

A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) vai promover a campanha "Carnaval Sem Assédio - Não é Não" nos blocos de rua que desfilarão durante o Carnaval em Vitória. Além disso, a Semcid vai colocar literalmente o bloco no Sambão do Povo, neste sábado (15), para chamar atenção para a violência contra a mulher.

A Semcid realizou uma parceria com os organizadores e o material com informações sobre o assédio será distribuído entre os foliões.

Durante todos os dias de folia, a campanha "Carnaval Sem Assédio" também será divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Vitória e por mensagens instantâneas. A ideia é fazer com que um maior número de pessoas compartilhe essa iniciativa.

Serão publicadas frases como:

"Depois do Não tudo é assédio"
"Fantasia não é convite"
"Sexo sem consentimento é estupro"
"O corpo dela não é sua fantasia"
"Ela não te quis? Aceita que dói menos"
"Manual da paquera: Me olhou, te olhei, paquerei, te paquerei e rolou a química. Se não for assim é assédio".

Campanha contra assédio no Carnaval

Sem violência

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, a ideia da campanha é fazer com que as mulheres possam curtir a folia sem serem vítimas de violência.

"A ideia é criar essa conscientização durante o período de folia, que é quando as mulheres ficam ainda mais expostas à violência. É importante deixar claro que qualquer atitude afetiva ou até mesmo sexual precisa do consentimento da mulher. Não é não. E o que passar disso é assédio", explicou.

Bloco na avenida

A apresentação da campanha educativa "Carnaval Sem Assédio - Não é Não" acontecerá também no Sambão do Povo, entre as escolas Jucutuquara e Mocidade Unida da Glória (MUG), no próximo sábado.

Os integrantes do bloco são servidores da Semcid, além de pessoas da sociedade civil, OAB-ES e Defensoria Pública. Além disso, o grupo Batuquedelas vai comandar os instrumentos e alertar o público sobre a violência contra a mulher durante o Carnaval.

Os componentes do bloco vão levar para a passarela do samba faixas e cartazes e distribuir leques com o símbolo da campanha. Panfletos com informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Vitória também serão entregues ao público.

"É uma campanha puxada pela Prefeitura de Vitória, por meio da Coordenação de Políticas para as Mulheres, para reforçar que o lugar de mulher é onde ela quiser, para que seu direito de ir e vir seja respeitado sem que seja molestada ou assediada", disse a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Semcid, Mariana Bernardes.


Voltar ao topo da página