Carmélia recebe Sonora Brasil com o tema "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil"
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Samira Gasparini
A banda de congo Panela de Barro vai levar toadas tradicionais ao público que comparecer ao Centro Cultural Carmélia
O Teatro José Carlos Oliveira, que fica dentro do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, está sendo palco para a música.
A 15ª edição do Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, do Serviço Social do Comércio (Sesc), teve início na tarde desta sexta-feira (20), mas também haverá programação neste sábado (21), às 19 horas. A entrada é gratuita.
Nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, começa . Também haverá programação no sábado (21), às 19 horas. A entrada é gratuita.
O projeto é temático e tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Atualmente, apresenta os temas "Sotaques do Fole" e "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil", com a participação de quatro grupos em cada tema.
Vitória receberá a programação do segundo tema. "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil" apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. Entre os quatro grupos selecionados, está a Banda de Congo Panela de Barro (ES).
O grupo, formado pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, apresenta-se com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira. O repertório é composto de toadas tradicionais, que são de domínio público.
O projeto
Em 2011, na 14ª edição, "Sotaques do Fole" circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto "Sagrados Mistérios: vozes do Brasil" seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.
São 430 concertos em 117 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às pessoas o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.
O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no País, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Serviço
Carmélia recebe Sonora Brasil (Sesc)
Atração: Banda de Congo Panela de Barro
Quando: sexta-feira (20), às 15 horas; sábado (21), às 19 horas.
Onde: Teatro José Carlos Oliveira. Cultural Carmélia Maria de Souza. Alameda Novo Império, bairro Mário Cypreste.