Capital terá táxis acessíveis para pessoas que utilizam cadeiras de rodas
Publicada em | Atualizada em
Por Simone Kobe, com edição de Deyvison Longui
Foto Divulgação
A previsão é que o serviço, a ser ofertado em dez táxi da capital, esteja funcionando no segundo semestre deste ano
Decidir dar um passeio pode levar segundos, mas para quem se locomove em cadeira de rodas, essa decisão depende da acessibilidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Vitória vem adequando a cidade para essa realidade: Calçada Cidadã, ônibus adaptados e agora táxis acessíveis.
A Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura Urbana (Setran) já está tomando todas as providências legais para a implantação desse serviço e a expectativa é de que ele esteja funcionando no segundo semestre deste ano.
Como parte desse processo, a Setran, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), traz a Vitória, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), um veículo adaptado para usuários de cadeira de rodas, nos moldes daqueles que já estão em circulação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
A apresentação tem o objetivo de mostrar aos taxistas o modelo que é similar ao que a Prefeitura deseja implantar. A oportunidade também está aberta aos usuários de cadeira de roda que desejam adaptar um carro particular e, até mesmo, testar o meio de transporte, já que os visitantes poderão andar no veículo.
O serviço será implantado por meio de processo licitatório que concederá a permissão para dez taxistas que atenderão, prioritariamente, os cadeirantes, podendo também atender passageiros que não tenham necessidades especiais. A exposição do veículo acessível será no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), nesta quinta-feira (20), das 14h às 18h, e, na sexta-feira (21), das 9h às 12h. O CRPD fica na rua Professor Fernando Duarte Rabelo, nº 70, em Segurança do Lar (ao lado do Surpermercado Extrabom).