Campanha "Água: Você já pensou em quanto consome?" destaca o consumo responsável
Publicada em | Atualizada em
Por Felipe Mansur, com edição de Fernanda Sant'Anna
Divulgação / Semmam
Outdoor da campanha, que chama a atenção de quem transita pela Avenida Vitória, com a intenção de proporcionar reflexões que se traduzam em atitudes.
Peça / Subsecretaria de Comunicação
Campanha alerta para a quantidade de água consumida para fabricação de vários produtos, inclusive alimentos consumidos no dia a dia.
A Semana Mundial da Água teve início no último domingo (21), e como parte do trabalho de sensibilização para a preservação desse elemento vital para a vida na Terra, a Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), em parceria com a Subsecretaria de Comunicação lançou a campanha “Água: Você já pensou em quanto consome?”.
A iniciativa é uma alusão ao Dia Municipal de Recuperação, Preservação e Acompanhamento das Nascentes (21 de março) e ao Dia Mundial da Água (22 de março). Dentre as ações da campanha, estão a publicação do vídeo “A Água que você não vê” e de peças nos perfis da PMV, que alertam para fatos como a quantidade de água consumida para fabricação de vários produtos, inclusive alimentos consumidos no dia a dia. O material também foi enviado aos servidores municipais de Vitória, por meio do canal Comunica Servidor.
Essas peças também foram veiculadas por WhatsApp e enviadas a estudantes, para uma reflexão acerca da relação que se estabelece com a água, a partir do consumo e do uso desse recurso. Outra ação da campanha foi a instalação de um outdoor da campanha, que chama a atenção de quem transita pela Avenida Vitória, com a intenção de proporcionar reflexões que se traduzam em atitudes.
Vitória está localizada no ponto final da região hidrográfica da bacia do rio Santa Maria da Vitória que, junto com a do rio Jucu, abastecem o município. “Nossa cidade depende do abastecimento de rios como o Santa Maria da Vitória e Jucu. É fundamental que a nossa população preserve esse recurso vital à vida”, explica o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, reforça que as campanhas educativas de forma virtual e por meio do outdoor neste momento em que vivemos é uma forma de alcançar mais pessoas e de dialogar com a sociedade. “É preciso repensar nossas atitudes cotidianas para a preservação ambiental”, diz.