Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Camerata do Sesi brinda servidores da Prefeitura com apresentação emocionante

Publicada em

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Apresentação da Orquestra Camerata do SESI regida pelo maestro Leonardo Davi
Camerata do Sesi de Vitória fez uma apresentação para os servidores no auditório da Prefeitura
Elizabeth Nader
Apresentação da Orquestra Camerata do SESI regida pelo maestro Leonardo Davi
Regida pelo maestro Leonardo Davi, a orquestra utilizou instrumentos de cordas como violino, violoncelo e contrabaixo

O ambiente com pouca luz deu o tom intimista necessário e propício à apresentação musical da Camerata do Sesi de Vitória, no auditório Zemar Moreira Lima, na tarde desta segunda-feira (28), no Palácio Municipal. O programa marcou a comemoração do Dia do Servidor e foi mais uma homenagem da Prefeitura de Vitória aos seus funcionários.

Com a música "Jesus, alegria dos homens", num arranjo só para cordas de Johann Sebastian Bach (Alemanha, 1716), o maestro da orquestra, Leonardo David, abriu a apresentação para diversos servidores que fizeram uma pausa em seus trabalhos. A canção engrandece aquele que revolucionou o mundo com suas palavras de fé, amor e santidade.

Da música erudita de Bach, a Camerata passou para o gênero contemporâneo, trazendo para a plateia um tango do argentino Astor Piazzolla. Ele é considerado uma das maiores expressões artísticas da Argentina, tendo incorporado ao tango um pouco de jazz e de música clássica, dando-lhe um ritmo inovador.

Violas, violinos, violoncelos e contrabaixos também brindaram os presentes com "Eu te amo", de Tom Jobim, uma trilha sonora inesquecível, culminando com "Hey Jude" e um pout-pourri dos Beatles, deixando no ar a suavidade e alegria transmitidas pela música de câmara.

"Esse programa foi muito bom para homenagear o servidor, pois a música acalma nossa alma, eleva nosso sentimento e está presente em nosso dia a dia", comentou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Dóris Fraga.

Saiba mais

O que é uma Camerata?

O termo "camerata" designa pequenos grupos que executam música de câmara, que, por sua vez, corresponde à música destinada a pequenos espaços e público pouco numeroso. Ao contrário, a música sinfônica ou orquestral é mais apropriada a grandes ambientes por gerar uma sonoridade mais imponente. Assim, pequenos grupos musicais como duos, trios, quartetos, quintetos e até pequenas orquestras ou grupos vocais podem ser incluídos na categoria música de câmara.

O quarteto de cordas com dois violinos, viola e violoncelo é a principal manifestação da música
de câmara. Ela tem recebido a devida atenção dos compositores desde o século XVIII. Devido ao
caráter intimista e sonoridade muito nítida, a música de câmara é considerada pelos
instrumentistas como um gênero difícil e desafiador, capaz de revelar de forma singular e
implacável as capacidades técnicas e a personalidade musical de quem a executa.

Elizabeth Nader
Apresentação da Orquestra Camerata do SESI regida pelo maestro Leonardo Davi
Elizabeth Nader
Apresentação da Orquestra Camerata do SESI regida pelo maestro Leonardo Davi