Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Biblioteca reúne escritores para celebrar mês do livro nos próximos dias 25 e 26

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Divulgação

No próximo dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.  A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de celebrar o livro como instrumento fundamental para a educação e a comunicação.

Para homenagear o mês do livro, já que no último dia 18 também foi comemorado Dia Nacional do Livro Infantil, a equipe da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, por meio do projeto "Viagem Pela Literatura", organizou dois dias de atividades especiais.

Na próxima terça-feira (25), às 09h30, na sede da instituição, que fica no Centro Histórico de Vitória, acontece o "Encontro com o Escritor", com a escritora "Wanda Maria Alckmin. Na ocasião ela realizará com os presentes o debate "Dialogando com os jovens", voltado para o público com mais de 14 anos de idade.

Na parte da tarde, a partir das 15 horas, o Casarão Cerqueira Lima recebe para mais um Encontro o Escritor Francisco Aurélio Ribeiro, que orientará a palestra "Prisioneira da Liberdade - Jeanne Bilich: vida e obra".

Na quarta-feira (26), Francisco Aurélio Ribeiro retorna para mais uma atividade, desta vez virtual, juntamente com os escritores Luiz Sérgio Quarto e Wellington Torres Júnior. Em debate, por meio do canal do YouTube do projeto "Viagem pela Literatura", às 19h30, estará o tema "A história da literatura infantil no Espírito Santo".

Conheça um pouco sobre os autores da semana:

Wanda Maria Alckmin

Natural de Belo Horizonte, Wanda Maria Bernardi Capistrano Alckmin, tornou-se Cidadã Espírito-santense em uma homenagem realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Poeta, professora de arte, terapêutica holística e empresária, possui 17 obras literárias publicadas entre poesias, contos, raikais, histórias infantis e infantojuvenil.

Seu trabalho inclui três livros bilíngues: "Resgate-Rescate" (poesia português / espanhol), "Canzoni d´amore" (poesia português / italiano) e "Mistral" (poesia português / francês).

Atualmente é membro da Academia Espírito-santense de Letras da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo entre outras organizações.

Francisco Aurélio Ribeiro

Francisco Aurélio Ribeiro nasceu em Ibitirama, no interior do Espírito Santo. É professor universitário há mais de 20 anos, doutor e mestre em Letras, além de formado em Direito.

Autor de vários livros de literatura infantojuvenil, poesias, crônicas, poemas, além de críticas e inúmeros artigos, tem entre as suas obras, títulos como "Era Uma Vez Uma Chave", "O Gato Xadrez", "Leve Como uma Folha", "Frajola e sua Paixão", "O Ovo Perdido", "Ora, Pombas!" e "A Gralha e a Tralha".

Também é pesquisador de Literatura e História do Espírito Santo e pertence à Academia Espírito-Santense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outras instituições.

Foto Divulgação
Divulgação

Luiz Sérgio Quarto

Luiz Sérgio Quarto é de Urupi, interior do Espírito Santo. Professor, graduado em Pedagogia, passou a se dedicar a literatura infantil ao criar "Histórias da Velha Goiabeira" para o suplemento infantil "A Gazetinha", entre 1978 e 1984.

Seu primeiro livro infantil, lançado em 1982, "O Sol de Naná", virou coleção pela Grafer Editora reunindo: "Os pardais da Capital", "Os abelhudos", "Madrinha lua", "Emília, Emilinha Miloca" e "Xênia Xereta".

O autor que foi o primeiro a atuar no projeto "Viagem pela Literatura", possui 13 livros publicados dentre eles uma coleção infantil inédita de literatura infantil: "Leitura Divertida".

Sua mais recente publicação foi no teatro infantil: a peça "Quem poluiu o rio Milpeixes e a cidade de Milflores?"

Pertence às Academias de Letras de Iúna e de Guarapari.

Wellington Torres Junior

Baiano  radicado no Espírito Santo desde 1971, Wellington Torres Junior é designer, escritor e Ilustrador.

Participou de diversos festivais nacionais de Arte Inclusiva e em 1994 teve sua revista em quadrinhos "Gazoo" selecionada para representar o Brasil no Festival Internacional Very Special Arts em Bruxelas na Bélgica.

Como escritor, busca abordar em suas obras o tema da pessoa com deficiência de forma leve, inclusiva e bem humorada.

Nas suas ilustrações, inclui, sempre que possível, algum personagem com alguma deficiência, com o objetivo de tornar cotidiano a participação desse espectro na sociedade plural.

Entre as suas obras destacam-se: "Gazoo", "Berk", "Férias no Planeta Azul" e "A menina que não esperava o dia".

Serviço

Encontro com o Escritor e Contação de Histórias especial mês do livro

Terça-feira (25/04) - 09h30 e 15 h

 Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.

Quarta-feira (26/04) - 19h30

Canal do YouTube do projeto "Viagem pela Literarura".

Classificação indicativa: 14 anos

Participação gratuita