Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Banco de Alimentos arrecada 36 toneladas este ano e promove solidariedade

Publicada em | Atualizada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Banco de alimentos
Banco de Alimentos recebe produtos e os destina a serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades não governamentais

O Banco de Alimentos Hebert de Souza é um importante equipamento de promoção de segurança alimentar e garantia do direito à alimentação saudável em Vitória. Instalado em Jardim da Penha, em espaço cedido pela Companhia Nacional de Abastecimento o Banco de Alimentos (Conab), o banco arrecadou, neste ano, 36.676,16 kg de alimentos, que custariam cerca de R$ 113 mil se fossem adquiridos pelo município.

O banco combate o desperdício de alimentos, recebe doações e distribui os produtos para serviços e entidades que atendem famílias cadastradas em programas sociais na capital. 

As doações foram destinadas aos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como: Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), CCTI do Centro, CCTI de Jardim da Penha, CCTI de Jardim Camburi, Creas Bento Ferreira, Creas Maruípe, Creas Pop, Casa Lar I e Casa Lar II, Alojamento de Famílias de São Cristóvão, Alojamento de Famílias do Romão, Abrigo de Jabour, Casa de Acolhida I e II, Programa Família Acolhedora, Cajuns (13 territórios), Movimento População de rua e Centros de Vivência (5 unidades).

O banco também alimentou entidades não governamentais, como: Associação de Amparo à Velhice Desamparada de Vitória, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação de Falcêmicos do Espírito Santo (Afes), Associação Luterana de Assistência (Alas), Amariv, Ascamare, Apae, Instituto Braile, LBV – Legião da Boa Votade, Associação de Voluntários do Espírito Santo, famílias assistidas pelos Vicentinos da Vila Rubim e Casa Social Betel de Itararé.

Qualidade da alimentação

Diego Alves
Banco de alimentos
Equipe que atua no Banco de Alimentos ressalta a importância da doação, que garante segurança alimentar para várias pessoas

Coordenadora e nutricionista do Banco de Alimentos, Marcélia de Souza destacou a importância do espaço. "Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade da alimentação oferecida aos munícipes nos equipamentos das Semas e nas instituições não governamentais. A alimentação adequada está relacionada diretamente à saúde. O excesso ou déficit na ingestão de nutrientes ocasiona doenças crônicas ou desnutrição nas pessoas".

"Esses alimentos ajudam a complementar a alimentação servida nos Cajuns, que atendem mais de 1,5 mil crianças e adolescentes nos 13 equipamentos", informou a gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Denise Wanick Moreira Gonçalves.

Vantagens

  • Incentivo fiscal para empresas que realizarem a doação por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);
  • Rotatividade do estoque, evitando desperdício, liberando espaços nas lojas e facilitando a organização das mercadorias que estão com prazo curto de validade;
  • Redução de gastos com armazenamento.

Parceiros

Para esse trabalho, o Banco de Alimentos conta com os seguintes parceiros: Programa Mesa Brasil Sesc, Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal – PAA e a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), que captou alimentos na Corrida dos Zumbi dos Palmares.

Doações

A população pode fazer doações ao Banco de Alimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na rua Laurentino Proença Filho, s/n, armazém I da Conab, Jardim da Penha. Mais informações pelo telefone (27) 3224-6621.