Notícias

Alunos participam de encontro das rádios-escola e grêmios estudantis

Publicada em 13/12/2016, às 12h00 | Atualizada em 14/12/2016, às 12h17

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Rádio-Escola
Rádio-escola é espaço para divulgação de informes do ambiente escolar e também de diversão

Cerca de 250 alunos participarão, nesta quarta (14), do Encontro de Grêmios Estudantis e Rádios-Escola das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) para trocar ideias e experiências acerca do que têm vivido no cotidiano escolar. O evento acontecerá no auditório da Prefeitura de Vitória, a partir das 15 horas, e vai reunir estudantes e professores de 31 unidades de ensino.

"O Encontro de Grêmios Estudantis e Rádios-Escola é um momento privilegiado de reconhecimento e valorização dos estudantes engajados nas ações protagonistas desenvolvidas na escola pública", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Hoje, a rede municipal de ensino conta com 28 rádios-escola, sendo que uma está em funcionamento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e, ainda, 26 grêmios estudantis. "A participação dos estudantes no Conselho de Escola, no grêmio estudantil, na liderança de turma, na rádio-escola, dentre outros espaços de atuação, é importante para a construção do 'ser protagonista', contribuindo para o compromisso com a aprendizagem na escola e para o exercício da cidadania", disse a gerente de Gestão Democrática da Secretaria de Educação, Ivana Queiroz Bello.

Durante o evento, a premiada banda Corporação Alvimar Silva (Comasi), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, será homenageada com entrega de novo uniforme.

Rádio-escola

Uma rádio-escola é um espaço de comunicação, aprendizagem e diversão para os estudantes. Pode funcionar durante os recreios e demais eventos da escola. A organização é feita pelos estudantes, com o acompanhamento de um profissional responsável pela rádio.

A rádio atende a pedidos e sugestões de toda comunidade escolar e a equipe incrementa a programação, organiza as músicas mais solicitadas, realiza brincadeiras, divulga eventos, além de informar a todos as formações de representantes de turma e reuniões do Conselho de Escola. Ou seja, é um instrumento a mais no currículo escolar. 

Dessa forma, a rádio contribui para a construção de uma escola participativa e democrática para defender uma educação com qualidade social.

Samira Gasparini
Posse do Grêmio Estudantil
Membros do grêmio estudantil buscam fortalecimento das ações dos estudantes no ambiente escolar e comunitário

Grêmio estudantil

Um grêmio representa todos os estudantes da escola e é um espaço de aprendizado, cidadania e responsabilidade, com atuação no fortalecimento das ações dos estudantes no ambiente escolar e comunitário.

Com o grêmio estudantil, é possível realizar atividades na escola, buscando parceria com estudantes, professores, família, funcionários e comunidade local; organizar festas, passeios, grupos de estudos, debates por melhorias da comunidade local, campeonatos e, é claro, zelar pela qualidade da educação.

"Quando os estudantes estão organizados em um grêmio, o grupo se fortalece e o diálogo e a escuta pela escola são valorizados. Vale ressaltar que o grêmio não pertence a nenhum partido político, empresa ou qualquer tipo de organização que não tenha relação com a escola. O grêmio é dos estudantes. É necessário que ocorram eleições periódicas e a participação de vários estudantes de diferentes turmas e turnos, de forma a garantir a diversidade de opiniões", lembrou Ivana Queiroz Bello.


Voltar ao topo da página