Alunos organizam Seminário de Mobilização Estudantil para discutir ensino
Publicada em | Atualizada em
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Foto Divulgação
Alunos da rede municipal se uniram para organizar o Seminário de Mobilização Estudantil para discutir uma educação com qualidade social
Elizabeth Nader
Objetivo do seminário é possibilitar a integração dos estudantes e contribuir com a formação dos educandos
O fortalecimento da participação dos estudantes garante a voz e o voto desse importante segmento em tomadas de decisões e construção de políticas públicas educacionais comprometidas com a comunidade escolar e local. Assim, a potencialização do protagonismo estudantil na rede municipal de ensino de Vitória se configura como um compromisso fundamental no compartilhamento da gestão dos processos relacionados ao cotidiano escolar.
É sob essa perspectiva que será realizado nesta terça-feira (26) o Seminário de Mobilização Estudantil, pensado, idealizado e organizado pelos alunos da rede municipal, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seme). O evento, que segue a diretriz do programa Educação Ampliada da Prefeitura de Vitória, acontecerá no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, a partir das 8 horas.
Os objetivos são possibilitar a integração dos estudantes, contribuir com a formação dos educandos, estimular a organização, incentivando a participação e o protagonismo estudantil, fortalecer as ações articuladas de políticas públicas para a juventude e promover e socializar experiências de organização estudantil vivenciadas nas escolas.
"A Seme está comprometida com o direito de aprender dos estudantes e realiza diversas ações para favorecer o pleno desenvolvimento dos educandos com vistas à oferta de uma educação com qualidade social. Assim, o seminário se configura como uma ação indispensável à potencialização estudantil, que contribui de forma privilegiada na troca de experiências, debates e confraternização, oportunizando formação política, arte e motivação", disse a gerente de Gestão Democrática da Seme, Ivana Queiroz Bello.
Dinâmica
Na programação do evento, uma dinâmica inusitada. Os próprios alunos vão apresentar, ao vivo, o programa "E aí, galera?", inspirado no "Altas Horas" (Rede Globo). Entre as personalidades entrevistadas, estarão os integrantes do Núcleo Afro Odomodê e, ainda, Jessé Andarilho, um dos autores de livros mais comentados do momento.
Jessé é autor de “Fiel”, livro que surge na sucessão de escritores como Ferréz e MV Bill. Baseado em histórias reais que aconteceram com o autor, seus amigos e conhecidos, o primeiro romance do carioca, de 33 anos, conta a vertiginosa ascensão e a queda de um menino no tráfico carioca. Fala também, com propriedade, da vida de centenas de jovens das periferias, favelas e comunidades das grandes metrópoles. Com mais um diferencial curioso: foi todo escrito pelo autor nas teclas de um celular para ocupar o tempo que passava dentro do trem a caminho de casa para o trabalho e vice-versa, muitas vezes em pé.
Oficinas
Como parte da programação do Seminário de Mobilização Estudantil, os participantes vão poder escolher uma oficina da qual participar no período vespertino. As oficinas disponíveis serão: consciência corporal, teatro, rádio escola, quadrinhos e grafite, beat box, rap/funk, hip hop e gênero e diversidade.