Notícias

Ação cultural leva piquenique literário para escolas da rede municipal

Publicada em 08/05/2024, às 18h35 | Atualizada em 08/05/2024, às 18h35

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Ação recebe patrocínio da Lei Rubem Braga da Cultura de Vitória.

Uma ação cultural tem levado um piquenique diferente para o interior das escolas da rede municipal de ensino de Vitória. No lugar dos tradicionais quitutes, são os livros livros, ao invés de lanchar, os alunos degustam histórias, debatem e ganham conhecimento. Trata-se do projeto "Piquinique Literário - A leitura em primeiro lugar", desenvolvido pelos contadores de história Fábio Perere e Claudia Viuvanegra.

A ação que tem patrocínio da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), teve início na última sexta-feira (3) e vai até o próximo dia 22 de junho.

Foto Divulgação
O "Piquinique" é uma ação cultural que contribui para a formação de leitores.
O "Piquinique" é uma ação cultural que contribui para a formação de leitores. (ampliar)

Durante duas horas, sob um tapete de retalhos costurado por Claudia, são expostos livros (aproximadamente 150 exemplares) que têm entre si fábulas, contos, lendas e histórias em quadrinhos, e ali os estudantes participam de uma contação de histórias seguida de interação com as obras.

"Nosso projeto faz a diferença porque é permeado por leituras, mediação de leituras, histórias e narrativas que buscam a construção de conhecimentos, o despertar da cidadania e a socialização dos participantes", declara Claudia.

Foto Divulgação
Projeto já esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ernestina Pessoa.
O projeto já esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ernestina Pessoa. (ampliar)

"O Piquinique é uma ação cultural que contribui para a formação de leitores. Nosso objetivo é que os jovens se tornem aptos e capazes de fazer uso da leitura nos mais variados contextos de compreensão e produção de diferentes gêneros textuais", completa Fábio.

O projeto, que já esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, chega à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar nos próximos dias 20, 21 e 29 de maio, e à Biblioteca Pública do Espírito Santo nos dias 18, 20 e 22 de abril.


Voltar ao topo da página