Primeiro encontro do projeto "Herois da Segunda", na UBS de Andorinhas.
Teve início nesta segunda-feira (04), no Centro de Convivência que atende os bairros de Andorinhas e Santa Martha, o grupo de convivência "Heróis da Segunda", iniciativa voltada à promoção de serviços nas áreas de saúde e assistência social para adultos de todas as idades. A proposta é fortalecer o vínculo entre a comunidade e os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Vitória.
Os encontros ocorrerão semanalmente, às segundas-feiras, reunindo as equipes de Saúde e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa busca ampliar o acesso da população às políticas públicas, por meio de ações educativas, preventivas e de fortalecimento comunitário.
Nesse primeiro encontro, a equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas promoveu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, em referência ao Agosto Lilás - campanha nacional de combate à violência contra a mulher. Na ocasião, os profissionais explicaram os tipos de violência pelos quais uma mulher pode vivenciar em relacionamentos, sinais físicos e emocionais dessas violências e qual o papel das equipes de saúde no acolhimento e orientação das vítimas.
Foto Divulgação
No início dos encontros do grupo Heróis da Segunda, a equipe de saúde promove auriculoterapia.
A equipe de saúde também prevê a oferta de tratamento com auriculoterapia alguns minutos antes do início das reuniões para alguns participantes.
Além disso, durante a roda de conversa que se formou após a palestra, os profissionais esclareceram dúvidas sobre os serviços de saúde e de assistência social disponíveis no território.
A equipe técnica do Centro de Convivência ainda planeja outras atividades, como técnicas artísticas, dinâmicas, movimentos corporais e atividades físicas para fortalecer o vínculo entre os participantes do grupo.
A médica que atua na UBS de Andorinhas e é preceptora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Pollyane Rodrigues Miranda, explica que o objetivo da criação do grupo é torná-lo mais potente com a união de serviços, possibilitando um trabalho transversal de temas. "Sabemos que questões sociais interferem na atenção primária e influenciam situações de saúde como pressão arterial, diabetes, saúde mental. Por isso, quando a equipe de saúde vai até a comunidade, ela aprende mais sobre os pacientes e suas famílias", explicou.
Thyago Oliveira
A supervisora técnica do Serviço de Convivência da Assistência Social, Carla Alves, destacou a integração do cuidado a mais munícipes. "A ideia é atingirmos um público maior e assim fortalecer ainda mais a comunidade e as famílias garantindo aos munícipes acesso às políticas públicas".
Serviço Heróis da Segunda - Grupo de convivência para adultos de todas as idades promovido por profissionais de saúde (Semus) e da assistência social (Semas) Onde: Centro de Convivência de Andorinhas e Santa Martha, localizado na avenida Leitão da Silva, 3383, Andorinhas Quando: às segundas-feiras, das 13h30 às 15h